Pular para o conteúdo principal

Flora e Fauna


Mangaba
Flora: Clima semi-árido, a região do município de Gentio do Ouro apresenta uma vegetação em mosaicos rarefeitos, onde predominam elementos herbáceos ou arbustivos lenhosos, com arvoretas isoladas, intermeados por afloramentos profusos de rochas calcárias. A flora é composta, principalmente por elementos das caatingas, além de representantes dos cerrados e campos rupestres. Na internet, alguns sites internacionais de botânica dispõem em seus catálogos espécies de plantas da nossa região. Alguns frutos típicos: caju, mangaba, maracujá, araçá, buriti, manga, cambuí, puçá, marmelada, umbu, murici, ingá, acici, quipá, cascudo e ratinha.


Mocó
Fauna: A região de Gentio do Ouro possui uma fauna muito rica, principalmente em aves e répteis. Uma equipe da faculdade de Biologia da USP (Universidade de São Paulo) esteve no Distrito de Santo Inácio para uma pesquisa sobre alguns animais. Segue o nome de alguns animais típicos: Mocó, caititu, veado, jacu, pato, garça, jacaré, tatu, pomba, macaco, gato do mato, ema, seriema, borboleta, aranha, lagartixa, cobras, camaleão, onças (preta, vermelha, suçuarana e pintada) e muitos lagartos, insetos e pássaros, entre outros.

Fonte: www.ecoenigma.com.br

Comentários

  1. PARABENS A PUBLICAÇAO E IMPORTANTE CONHECER,PARA AJUDAR NA CONSERVAÇAO DA NATUREZA.

    ResponderExcluir
  2. AINDA BEM QUE VALORIZAM A NOSSA FAUNA E FLORA QUEM CRIOU O BLOG CONEXÃO GENTIO DO OURO FEZ MUITO BEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.