Pular para o conteúdo principal

Novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia é de Gentio do Ouro:

O desembargador Eserval Rocha foi eleito, na manhã desta quarta-feira (20/11), presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para o biênio 2014/2015. O novo presidente foi eleito por maioria absoluta, com 22 votos. Quarenta e um desembargadores participaram da Sessão Plenária.
 
A sessão foi presidida pela desembargadora Silvia Zarif, decana da Corte. A votação foi secreta e realizada através de cédula impressa. Concorreram com o presidente eleito as desembargadoras Licia de Castro Laranjeira Carvalho, que recebeu 14 votos e a desembargadora Ivete Caldas, que obteve 5 votos.
 
Foram eleitos, também, os demais integrantes da Mesa Diretora. Para a 1ª Vice-Presidência, foi eleita desembargadora Verá Lúcia Freire de Carvalho. A desembargadora Maria da Purificação da Silva vai assumir a 2ª Vice-Presidência do Tribunal.
 
A Corregedoria Geral de Justiça será ocupada pelo desembargador José Olegário Monção Caldas e a Corregedoria das Comarcas do Interior vai ficar a cargo da desembargadora Vilma Costa Veiga.
 
Concorreram à eleição, regida pela Resolução n.º 23, de 2009, os desembargadores mais antigos do Tribunal de Justiça, que puderam se inscrever para qualquer um dos cargos.
 
A posse dos novos integrantes da Mesa Diretora será realizada no dia 3 de fevereiro de 2014.
 
Trajetória

O desembargador Eserval Rocha nasceu na cidade baiana de Gentio do Ouro, ingressou na magistratura em 1981 e foi eleito desembargador em setembro de 2004. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1976, atuou nas comarcas de Euclides da Cunha, Jequié, Ipiaú, Barreiras, Campo Formoso, Irecê, Senhor do Bomfim, Ibotirama, Tucano, Santa Maria da Vitória, Correntina, Serra Dourada, dentre outras.
 
Em 1990 foi promovido para a capital onde atuou nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais e na Corregedoria. Foi presidente do Conselho da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e da 1ª Câmara Criminal.
 
Atualmente ele ocupa a 1ª Vice-Presidência do TJBA e é o presidente em exercício.
 
Texto: Agência TJBA de Notícias / Fotos: Nei Pinto 
Fonte: www.irecereporter.com.br

Comentários

  1. Quanto orgulho!
    A minha querida cidade mostrando a que veio!

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg

UM POUCO DA MEMÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:

O cenário político partidário do município de Gentio do Ouro desde as eleições de 1996 era marcado principalmente pela polarização entre os candidatos, Edmundo Pereira Bastos e Getúlio Reginaldo Cunha (Ambos falecidos) bem como pela tradição das disputas acirradas. Entre os anos 1996 a 2012, tivemos o revezamento de siglas partidárias entre os prefeitos eleitos (Conforme mostra quadro ao lado).