Pular para o conteúdo principal

Depois de reivindicações Santo Inácio tem estrada restaurada




Finalmente a reforma do trecho que dá acesso ao distrito de Santo Inácio foi concluída. O documento foi entregue pessoalmente ao governador.

A força de uma sociedade unida traz resultados positivos. Se todos tivessem essa consciência, muito se conseguia e poucos políticos permaneceriam frente a cargos eletivos, principalmente aqueles que só aparecem como defensores de algo quando a obra está concluída ou quase concluída.

No dia 24 de maio de 2014 o governador Jaques Wagner, acompanhados de outros políticos, inaugurou a conclusão da restauração da estrada que liga a BA 160 à cidade de Gentio do Ouro. Essa estrada, durante a sua construção, incluiu-se um trecho de 3 km que dá acesso ao distrito de Santo Inácio. Entretanto, na sua restauração “esqueceram” do distrito, o qual é de extrema relevância histórica para o município de Gentio do Ouro.

De tanto esperar e perceber que nenhum político havia interferido e/ou questionado o motivo de não reformar os 3 km de estrada que dão acesso ao distrito citado, os moradores de Santo Inácio e comunidades circunvizinhas fizeram um abaixo assinado reivindicando a reforma da estrada. O documento foi entregue pessoalmente ao governador.

A ação da população foi tão positiva que vários deputados presentes, sabendo da reivindicação, incluíram o mote em seu discurso; é obvio e rotineiro que vários desses políticos aproveitam, como sempre, dessas oportunidades para se enaltecer diante do povo. Entretanto, a voz do povo de Santo Inácio foi ouvida e a sua reivindicação foi prontamente atendida. Finalmente a reforma do trecho que dá acesso ao distrito de Santo Inácio foi concluída. E este mérito é do povo, reflexo de uma sociedade organizada e consciente dos seus direitos. Caiu muito bem o artigo 1º, Parágrafo Único da Constituição Federal de 1988, que é a Carta Política do país: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição”.

Enfim, precisamos tomar consciência do poder que temos e assim, agir e fazer valer, verdadeiramente, o que diz a Constituição Federal, pois o que cada político faz ou deveria fazer é pouco diante do que necessitamos e merecemos por direito.

Eliando Mascarenhas
Fonte: www.paginarevista.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg

UM POUCO DA MEMÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:

O cenário político partidário do município de Gentio do Ouro desde as eleições de 1996 era marcado principalmente pela polarização entre os candidatos, Edmundo Pereira Bastos e Getúlio Reginaldo Cunha (Ambos falecidos) bem como pela tradição das disputas acirradas. Entre os anos 1996 a 2012, tivemos o revezamento de siglas partidárias entre os prefeitos eleitos (Conforme mostra quadro ao lado).