Pular para o conteúdo principal

Captação ilícita de voto e suas consequências negativas


O resultado de uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que a compra e venda de votos ainda é uma realidade no Brasil. O voto vendido acarreta graves consequências na vida de toda uma população vez que interfere negativamente no resultado das urnas.


Aqueles que se elegem com essa prática ilegal governam com a nítida obrigação de favorecer aos financiadores e seus familiares. Por conta dessa prática ilegal o povo acaba pagando um alto preço com a falta de recursos na educação, na saúde dentre outros.

Aos que vedem seu voto deve ser atribuído uma parcela de culpa pela falta de recursos nas áreas citadas e o injusto sofrimento enfrentado por significativa parcela da população.

Comprar voto é crime e pode levar à cassação do registro ou do diploma do candidato. Aqueles que são contra essa prática ilegal portam uma arma importantíssima no combate a corrupção vez que nessa era digital, com um simples celular, é possível fazer flagrantes através de vídeos, áudios e fotos os quais circulam a uma velocidade assustadora nas redes sociais.

Para a configuração da ilicitude, e consequentemente punir aquele que pratica dessa ilegalidade, basta o aliciamento de um único voto, o que fere a liberdade de escolha do eleitor.

A Lei Geral das Eleições descreve que constitui captação ilegal de votos se o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição sob pena de multa e cassação do registro ou do diploma.

É de conhecimento de todos que os políticos em ano de eleições viram verdadeiros santos, em seus discursos prometem e dizem que sempre lutou e continuará lutando pelos interesses do povo. Todavia, ao terminar o período eleitoral esquece facilmente do eleitorado e retornam aos seus rentáveis negócios.

Aos cidadãos de bem incumbe zelar pela moralidade da política, se abstendo das práticas ilegais, não vendendo seu voto, pois isso traz consequências negativas ao povo, sobretudo aos mais necessitados.


Por: Gilvânio Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 17/11 acontecerá o 4º Encontro dos Amigos de Gentio do Ouro e região em São Paulo:

Para animar o evento, e dentre outras atrações teremos a importante presença do cantor Ismael Oliveira, dono de uma bela voz e de um rico repertorio que agrada todos gostos.

GENTIO DO OURO - FIÉIS CATÓLICOS DE SANTO INÁCIO FESTEJAM MELHORIAS NA IGREJA E AGRADECEM A EPP ENERGIA:

Foto: Pagina Revista A comunidade católica de Santo Inácio está festejando neste mês de maio, junto com o  Mês de Maria, as melhorias implantadas na Igreja do padroeiro que estão propiciando um cenário de mais beleza no interior da igrejinha, além de mais conforto para os freqüentadores. Agradecida, a comunidade está comemorando a colocação do forro de pvc, tanto no interior da nave, quanto na sacristia e demais locais de apoio, livrando definitivamente os fiéis do contato com os resíduos deixados pelos morcegos, além da poeira cuja ação manchava as imagens e a aparência do ambiente. O forro deu nova dimensão ao visual da igreja e os fiéis estão realizando suas atividades muito mais contentes. Foto: Pagina Revista A melhoria foi uma doação da empresa de energia eólica, EPP Energia, responsável também pela construção de uma quadra poliesportiva na localidade, em parceria com a Prefeitura de Gentio do Ouro, renovação da tubulação para abastecimento de água e reforma das

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.