Pular para o conteúdo principal

Aumento de salário dos vereadores de Gentio do Ouro vira caso de justiça

Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” 

GENTIO DO OURO | O grupo intitulado #Movimento_Revogação_Já entrou com uma medida cautelar pedindo intervenção judicial para impugnar e tornar nula a Lei Municipal de número 11/2016, de 30 de Setembro de 2016, de iniciativa do executivo; a qual fixa o salário do Presidente e dos Vereadores da Câmara Municipal ao teto de R$ 6 mil mensais.

A advogada responsável pela ação, Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” praticada pelo poder Executivo, quando, em 30 de setembro 2016 por livre e espontânea vontade encaminhou  projeto de lei para votação dos vereadores.

Não foi um Projeto indicado por nenhum dos vereadores. O Poder Executivo, de livre e espontânea vontade encaminhou o Projeto para votação”. Afirmou o presidente da Câmara Leonardo Gomes da Silva em entrevista ao jornal Pagina Revista.

Ainda segundo a Dra. Ana Flavia, a iniciativa para projeto de fixação do subsídio dos vereadores é de competência tão somente ao próprio Legislativo; ao executivo, cabe apenas vetar ou sancionar.

A alegada ilegalidade aborda pela Advogada, refere-se ao descumprimento dos requisitos específicos do texto constitucional, fixada no artigo 29, inciso V.

“Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

V – Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.

O processo foi protocolado no sistema eletrônico da Justiça nesta sexta-feira (05/12).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg

UM POUCO DA MEMÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:

O cenário político partidário do município de Gentio do Ouro desde as eleições de 1996 era marcado principalmente pela polarização entre os candidatos, Edmundo Pereira Bastos e Getúlio Reginaldo Cunha (Ambos falecidos) bem como pela tradição das disputas acirradas. Entre os anos 1996 a 2012, tivemos o revezamento de siglas partidárias entre os prefeitos eleitos (Conforme mostra quadro ao lado).