Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeito Ivonilton Vieira é convocado para prestar contas ao TCM



A medida foi tomada porque a prefeitura de Gentio do Ouro não cumpriu a obrigação de prestar contas

O Tribunal de Contas dos Municípios, através de Edital publicado na edição desta sexta-feira (31/03) do Diário Oficial Eletrônico do TCM, convocou o ex-prefeito de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira dos Santos, a prestarem suas contas relativas ao exercício de 2016.

A medida foi tomada porque a prefeitura de Gentio do Ouro não cumpriu a obrigação de prestar contas, enviar os dados e apresentar os documentos ao TCM, através do sistema eletrônico e-TCM e do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria.

De acordo com o TCM, a omissão do gestor municipal de prestar contas dos recursos públicos utilizados – como exige a Constituição Federal – poderá acarretar graves punições administrativas, como aplicação de multas, exigências de ressarcimentos aos cofres municipais e rejeição de contas. E também medidas judiciais, como formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que se apure e se denuncie a ocorrência de crimes, como por exemplo, de Improbidade Administrativa, que pode resultar até mesmo em pena de privação de liberdade.

Além da Prefeitura de Gentio do Ouro, na mesma lista constam, entre outros: Canarana - Reinan Oliveira Santos; Central – Uilson Monteiro;  Irecê – Luiz Pimentel Sobral; Barra do Mendes – Armênio Sodré Nunes; Gentio do Ouro – Ivonilton Vieira dos Santos, Xique Xique – Vilmar Martins dos Santos Junior;  e São Gabriel – Geângela Rocha, na microrregião de Irecê.

Fonte: lidernoticias

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg

UM POUCO DA MEMÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:

O cenário político partidário do município de Gentio do Ouro desde as eleições de 1996 era marcado principalmente pela polarização entre os candidatos, Edmundo Pereira Bastos e Getúlio Reginaldo Cunha (Ambos falecidos) bem como pela tradição das disputas acirradas. Entre os anos 1996 a 2012, tivemos o revezamento de siglas partidárias entre os prefeitos eleitos (Conforme mostra quadro ao lado).