Pular para o conteúdo principal

Apagão atinge a cidade de Gentio do Ouro por quase 5 horas:


Nesta quinta-feira (25) por volta de 23h30min a população do município de Gentio do Ouro foi pega de surpresa com uma queda brusca de energia, deixando a cidade às escuras por quase 5 horas. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 03h45min do dia 26/10.

A ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta sexta-feira (26) que um curto-circuito provocou o apagão que deixou todo o Nordeste e parte do Norte do país sem energia no final da niote de ontem e na madrugada de hoje.

Em nota divulgada em seu site, o ONS diz que o problema aconteceu às 0h14 da sexta (23h14, no horário da Bahia) e afetou inicialmente o segundo circuito da linha de transmissão em 500 KV Colinas (TO)-Imperatriz (MA), um ponto que fornece energia para vários estados brasileiros.

linha faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, que é de propriedade da empresa transmissora TAESA. A ONS explica ainda que a região Nordeste sofreu um desligamento total das cargas - um montante de 9.500 MW. No Norte, 77% da carga total foi desligada.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas, nem a cidade de Belém (PA), que foi suprida diretamente pela usina de Tucuruí. Cerca de 4 horas depois do começo do apagão, 70% das cargas já estavam restabelecidas, segundo ONS.

A nota divulgada pela ONS não menciona nenhum incêndio, como foi citado pelo diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, em entrevista hoje ao "Bom Dia Brasil". "Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste".

Por: Romeu júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg

UM POUCO DA MEMÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE GENTIO DO OURO:

O cenário político partidário do município de Gentio do Ouro desde as eleições de 1996 era marcado principalmente pela polarização entre os candidatos, Edmundo Pereira Bastos e Getúlio Reginaldo Cunha (Ambos falecidos) bem como pela tradição das disputas acirradas. Entre os anos 1996 a 2012, tivemos o revezamento de siglas partidárias entre os prefeitos eleitos (Conforme mostra quadro ao lado).