Pular para o conteúdo principal

Saúde do município de Gentio do Ouro está na UTI

Um dos problemas é o sucateamento nos itens mobiliários, que apresentam um avançado estado de deterioração, tomados pela ferrugem


O hospital Municipal Getúlio Reginaldo Cunha, localizado na sede do município de Gentio do Ouro (BA), sofre com o descaso e a falta de zelo na conservação e manutenção das instalações físicas internas.

Dentre as deficiências estruturais, o teto apresenta umidade e mofo, tornando o local prolífero às doenças respiratórias. Além disso, o banheiro funciona nas piores condições de higiene e conservação.

No setor da cozinha, das três pias, funciona apenas uma e, em precárias condições, o que facilita a contaminação e o surgimento de bactérias; além disso, alguns utensílios da cozinha e produtos de limpeza são armazenados de forma inadequada, desorganizados e sem proteção.

Em condições semelhantes se encontra a antiga sala de RX, hoje, entulhada com amontoamento de “bagulhos” e sujeira, tornando o local inútil, o qual poderia servir para a abertura de um novo leito, ou berçário.

Outro grave problema é o sucateamento nos itens mobiliários, que apresentam um avançado estado de deterioração, tomados pela ferrugem. Com a falta de colchões, os leitos não proporcionam as mínimas condições de acomodações.

Além de problemas na estrutura física, faltam médicos, medicamentos e utensílios. Os profissionais da área sofrem com a desvalorização da classe, atrasos nos seus proventos, baixa remuneração e a falta de capacitação técnica e aprimoramento. Atualmente, o hospital oferece uma estrutura com 13 leitos e seis berços para atender a demanda de uma população estimada em quase 11 mil habitantes.

O setor da Saúde de Gentio do Ouro vive uma situação de verdadeira calamidade pública, aliada à falta de investimentos e prioridade, fruto de uma gestão excludente e despótica.

Por: Romeu Júnior


Veja fotos do descaso para com a Saúde no Município:












Comentários

  1. Pois, é! Nada mudou. Ontem, domingo, 07/08/2016, um paciente precisou ser removido para outro hospital e a ambulância que o transportaria estava com as portas amarradas por cordas. Não tem iluminação interna o que obriga ao uso de uma lanterna durante a viagem. Isso, após o dr.Danilo Barreto deixá o paciente praticamente à própria sorte, tendo encerrado o plantão sem o encaminhar para o hospital Regional de Irecê. Suspeita de infarto. Paciente chegou a ir até xique-xique, mas, por falta de encaminhamento retornou a Gentio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GENTIO DO OURO - FIÉIS CATÓLICOS DE SANTO INÁCIO FESTEJAM MELHORIAS NA IGREJA E AGRADECEM A EPP ENERGIA:

Foto: Pagina Revista A comunidade católica de Santo Inácio está festejando neste mês de maio, junto com o  Mês de Maria, as melhorias implantadas na Igreja do padroeiro que estão propiciando um cenário de mais beleza no interior da igrejinha, além de mais conforto para os freqüentadores. Agradecida, a comunidade está comemorando a colocação do forro de pvc, tanto no interior da nave, quanto na sacristia e demais locais de apoio, livrando definitivamente os fiéis do contato com os resíduos deixados pelos morcegos, além da poeira cuja ação manchava as imagens e a aparência do ambiente. O forro deu nova dimensão ao visual da igreja e os fiéis estão realizando suas atividades muito mais contentes. Foto: Pagina Revista A melhoria foi uma doação da empresa de energia eólica, EPP Energia, responsável também pela construção de uma quadra poliesportiva na localidade, em parceria com a Prefeitura de Gentio do Ouro, renovação da tubulação para abastecimento de água e reforma das

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.

Homem é morto a tiros na Avenida principal de Xique-Xique

Zé Mequeca foi a segunda vítima de homicídio na família, há alguns meses o irmão do mesmo de apelido "Capiler" também foi assassinado.