Pular para o conteúdo principal

Saúde do município de Gentio do Ouro está na UTI

Um dos problemas é o sucateamento nos itens mobiliários, que apresentam um avançado estado de deterioração, tomados pela ferrugem


O hospital Municipal Getúlio Reginaldo Cunha, localizado na sede do município de Gentio do Ouro (BA), sofre com o descaso e a falta de zelo na conservação e manutenção das instalações físicas internas.

Dentre as deficiências estruturais, o teto apresenta umidade e mofo, tornando o local prolífero às doenças respiratórias. Além disso, o banheiro funciona nas piores condições de higiene e conservação.

No setor da cozinha, das três pias, funciona apenas uma e, em precárias condições, o que facilita a contaminação e o surgimento de bactérias; além disso, alguns utensílios da cozinha e produtos de limpeza são armazenados de forma inadequada, desorganizados e sem proteção.

Em condições semelhantes se encontra a antiga sala de RX, hoje, entulhada com amontoamento de “bagulhos” e sujeira, tornando o local inútil, o qual poderia servir para a abertura de um novo leito, ou berçário.

Outro grave problema é o sucateamento nos itens mobiliários, que apresentam um avançado estado de deterioração, tomados pela ferrugem. Com a falta de colchões, os leitos não proporcionam as mínimas condições de acomodações.

Além de problemas na estrutura física, faltam médicos, medicamentos e utensílios. Os profissionais da área sofrem com a desvalorização da classe, atrasos nos seus proventos, baixa remuneração e a falta de capacitação técnica e aprimoramento. Atualmente, o hospital oferece uma estrutura com 13 leitos e seis berços para atender a demanda de uma população estimada em quase 11 mil habitantes.

O setor da Saúde de Gentio do Ouro vive uma situação de verdadeira calamidade pública, aliada à falta de investimentos e prioridade, fruto de uma gestão excludente e despótica.

Por: Romeu Júnior


Veja fotos do descaso para com a Saúde no Município:












Comentários

  1. Pois, é! Nada mudou. Ontem, domingo, 07/08/2016, um paciente precisou ser removido para outro hospital e a ambulância que o transportaria estava com as portas amarradas por cordas. Não tem iluminação interna o que obriga ao uso de uma lanterna durante a viagem. Isso, após o dr.Danilo Barreto deixá o paciente praticamente à própria sorte, tendo encerrado o plantão sem o encaminhar para o hospital Regional de Irecê. Suspeita de infarto. Paciente chegou a ir até xique-xique, mas, por falta de encaminhamento retornou a Gentio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.

UMA DAS MAIS ANTIGAS CONSTRUÇÕES ONDE FUNCIONOU A PRIMEIRA CADEIA PUBLICA DE GENTIO DO OURO SOFRE AMEAÇA DE DEMOLIÇÃO PELA PREFEITURA:

Recebemos, com surpresa, a notícia de que o prédio, hoje desativado, da Escola Alfredo Magalhães Sampaio, na bela Gameleira do Assuruá, Município de Gentio do Ouro - BA estaria para ser demolido, no intuito de lá ser instalada uma Quadra Poliesportiva. O prédio da Escola Alfredo Sampaio, no entanto, é a construção mais antiga de Gameleira do Assuruá, a primeira sede do atual Município de Gentio do Ouro, construída, provavelmente, durante a gestão estadual do Governador Luiz Viana (1896-1900). O prédio serviu de Cadeia Pública e, mais tarde, tornou-se Escola Pública. Além disso, está situado bem próximo ao local onde, segundo os mais antigos, foi encontrada, em meados do século XIX, a Casa das Antas, uma imensa construção abandonada, coberta de melão de São Caetano e com uma grande quantidade de excrementos de antas. É provável que a Casa das Antas tenha servido de base para os vaqueiros da família Garcia D’Ávila, responsável por grande parte da expansão territorial brasilei

Barragem de Santo Inácio um dos principais pontos turísticos de Gentio do Ouro:

A Barragem de Santo Inácio é um dos locais de banho mais bonitos, se não o mais bonito, do município de Gentio do Ouro. Pequenas quedas d´água que dão num poço que até dá pra nadar. Mais acima há uma antiga barragem construída na época da ditadura de Vargas - totalmente conservada - que servia para abastecer o Distrito de Santo Inácio, que antigamente foi a Sede do município de Gentio do Ouro. O local é lindo, SÓ NÃO ESTÁ MELHOR PORQUE, ASSIM COMO NOS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE GENTIO DO OURO, ESTÃO DEIXANDO LIXO POLUINDO O LOCAL, DE TODA ESPÉCIE, DESDE SACOS PLÁSTICOS ATÉ CACOS DE VIDROS! SE NÃO PRESERVARMOS AGORA, NO FUTURO ONDE IREMOS CURTIR UM LAZER MARAVILHOSO COMO ESSE? TRAGA SEU LIXO QUANDO FOR A ESSES LOCAIS, É SEU DEVER DE CIDADÃO! Texto e fotos: Reinato Silva