Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro – Município comemora 122 anos de emancipação política:



Na próxima segunda-feira (9), Gentio do Ouro celebra 122 anos de emancipação política, o município é lembrado pelas suas riquezas minerais e as belezas naturais.

Uma trajetória construída, acima de tudo, pelo esforço e dedicação de seu povo desde 09 de julho 1890, que através da lei municipal nº 25, de 28 de agosto de 1922, foram criados os distritos de Brumado do Assuruá e Guigós e anexado ao município de Gameleira do Assuruá. Pela lei estadual nº 2017, de 02 de agosto de 1927, o município de Gameleira do Assuruá passou a denominar-se Assuruá. Na divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Assuruá, restabelecido pelo Decreto n° 8546 de 15 de julho de 1933, passou a ser constituído de quatro distritos: Assuruá, Brumado do Assuruá, Guigós e Santo Inácio.

Pelo decreto-lei estadual nº 10724, de 30 de março de 1938, o município de Assuruá passou a denominar-se Santo Inácio do Assuruá e pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30 de novembro de 1938, o município de Santo Inácio do Assuruá, passou a denominar-se simplesmente Santo Inácio.

Em nova divisão territorial datada de 01 de julho de 1950, o município é constituído de seis distritos: Santo Inácio, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibitunane, Iguitú e Itajubaquara. A Lei estadual n° 628, de 30 de dezembro de 1953, transfere a sede do município de Santo Inácio para o distrito de Gentio do Ouro.
Após passar por várias alterações territoriais, a lei estadual n° 4566 de 05-de novembro de 1985, criou o distrito de Pituba e anexou ao município de Gentio do Ouro. Em divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988, o município é constituído de seis distritos: Gentio do Ouro, Gameleira do Assuruá, Ibitunane, Itajubaquara, Pituba e Santo Inácio, assim permanecendo, em divisão territorial datada de 2007”.

Situado a 589km de Salvador e localizado no centro norte baiano, o município de Gentio do Ouro está inserido na microrregião de Irecê. Segundo dados do IBGE, censo de 2010, sua população é de 10.622 habitantes. Na economia do município destacam-se a pecuária, a indústria, o comércio e a produção de ouro.

Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg