Pular para o conteúdo principal

Arquitetura

Sobrado: O município de Gentio do Ouro possui importantes construções a exemplo de uns dos principais cartões postais que é do inacabado e exuberante Sobrado, localizado no Distrito de Santo Inácio que fora construído no de ano 1930 pelo Sr. Manoel Alcântara de Carvalho, empolgado com os negócios gerados pelo carbonado, começou a construir um grande e elegante sobrado na praça principal da vila. Em 1932, devido à desvalorização do cabornado, as obras no sobrado pararam e Alcântara retornou para sua cidade natal, Lençóis, morreu e até hoje o sobrado está como ele deixou, já que nenhum herdeiro deu continuidade ao projeto. Muitos ficam surpresos com a boa conservação de uma obra inacabada com 75 anos. Alcântara, apesar de não ter conhecimentos específicos em Matemática ou Engenharia, deixou a estrutura do sobrado “em pé” até hoje. Antiga Cadeia Pública - construída no período que Santo Inácio era a sede do município (1938-1953). Funcionou até cerca de 40 anos atrás. Hoje, se encontra em ruínas, precisando urgente de restauração. Caso não seja restaurada, dentro de 5 a 10 anos, poderá cair totalmente. Inclusive, o publicitário Oscar Guedes, diretor deste site, já entrou em contato por e-mail com 3 órgãos públicos especializados em conservação do patrimônio histórico, informando sobre as condições da Antiga Cadeia Pública como também do Antigo Sobrado, e até o momento não se pronunciaram.

Igreja de Santo Inácio: Santo Inácio de Loyola ou Santo Inácio de Antioquia. Essa polêmica e dúvida estão presentes na igreja da vila. As imagens dos dois santos estão no altar, mas apenas um é o responsável pela origem do nome do lugar, como também da igreja. Independente de quem seja, os dois continuarão no altar abençoando os santo-inacienses, moradores e visitantes. A madeira utilizada na construção da Igreja de Santo Inácio foi a pau d’arco e veio da fazenda Laranjeiras, a12 km, nas costas dos homens moradores da vila, que alternavam, enquanto uns descansavam.

Antiga Cadeia Pública: Construída no período que Santo Inácio era a sede do município (1938-1953). Funcionou cerca de 40 anos atrás. Hoje, se encontra em ruínas, precisando urgente de restauração. Caso não seja restaurada, poderá cair totalmente.

Igreja de Bom Jesus: Localizada no distrito de Gameleira do Assuruá, a Igreja possui altar em estilo barroco, estão presentes as imagens de Nossa Senhora de Santana (padroeira do lugar), Nossa Senhora da Piedade, São Joaquim, São José, Anjo da Guarda, Maria e Jesus.

Complexo poliesportivo Gildasio Barreto: Localizado na cidade de Gentio do Ouro construído em 2009, o local fica na rua Vila Nova no centro da cidade e conta com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, quadra para pratica de futebol de campo society com grama sintética e iluminação, quadra poliesportiva com iluminação, parque infantil, praça com bancos decorados, arquibancada e a iluminação modernizada ao redor do Complexo.

Praça Vanderlino Vieira: A Praça Vanderlino Vieira localizada no coração da cidade, sem duvida é o maior cartão-postal do município de Gentio do Ouro, a mesma possui canteiros de flores, quiosques, passarela, cascatas com fontes luminosas, bancos, iluminação arrojada e espaço para conversas e encontros além de contar com uma praça de alimentação super moderna. Possui calçamento especial, iluminação variada, arborização especial, conjuntos de fontes luminosas, estacionamentos especiais, muito espaço para as crianças e para o lazer e ampla área para realização de eventos. A Praça fica ao lado da prefeitura Municipal e é um espaço muito bonito e convidativo.

Sobrado

Complexo poliesportivo Gildásio Barreto

Antiga Cadeia Publica

Igreja de Bom Jesus

Igreja de Santo Inácio

Praça Vanderlino Vieira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel