ENQUETE: Como você avalia os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Robério Cunha?

Arquitetura

Sobrado: O município de Gentio do Ouro possui importantes construções a exemplo de uns dos principais cartões postais que é do inacabado e exuberante Sobrado, localizado no Distrito de Santo Inácio que fora construído no de ano 1930 pelo Sr. Manoel Alcântara de Carvalho, empolgado com os negócios gerados pelo carbonado, começou a construir um grande e elegante sobrado na praça principal da vila. Em 1932, devido à desvalorização do cabornado, as obras no sobrado pararam e Alcântara retornou para sua cidade natal, Lençóis, morreu e até hoje o sobrado está como ele deixou, já que nenhum herdeiro deu continuidade ao projeto. Muitos ficam surpresos com a boa conservação de uma obra inacabada com 75 anos. Alcântara, apesar de não ter conhecimentos específicos em Matemática ou Engenharia, deixou a estrutura do sobrado “em pé” até hoje. Antiga Cadeia Pública - construída no período que Santo Inácio era a sede do município (1938-1953). Funcionou até cerca de 40 anos atrás. Hoje, se encontra em ruínas, precisando urgente de restauração. Caso não seja restaurada, dentro de 5 a 10 anos, poderá cair totalmente. Inclusive, o publicitário Oscar Guedes, diretor deste site, já entrou em contato por e-mail com 3 órgãos públicos especializados em conservação do patrimônio histórico, informando sobre as condições da Antiga Cadeia Pública como também do Antigo Sobrado, e até o momento não se pronunciaram.



Igreja de Santo Inácio:
Santo Inácio de Loyola ou Santo Inácio de Antioquia. Essa polêmica e dúvida estão presentes na igreja da vila. As imagens dos dois santos estão no altar, mas apenas um é o responsável pela origem do nome do lugar, como também da igreja. Independente de quem seja, os dois continuarão no altar abençoando os santo-inacienses, moradores e visitantes. A madeira utilizada na construção da Igreja de Santo Inácio foi a pau d’arco e veio da fazenda Laranjeiras, a12 km, nas costas dos homens moradores da vila, que alternavam, enquanto uns descansavam.


Antiga Cadeia Pública: Construída no período que Santo Inácio era a sede do município (1938-1953). Funcionou cerca de 40 anos atrás. Hoje, se encontra em ruínas, precisando urgente de restauração. Caso não seja restaurada, poderá cair totalmente.



Igreja de Bom Jesus: Localizada no distrito de Gameleira do Assuruá, a Igreja possui altar em estilo barroco, estão presentes as imagens de Nossa Senhora de Santana (padroeira do lugar), Nossa Senhora da Piedade, São Joaquim, São José, Anjo da Guarda, Maria e Jesus.



Complexo poliesportivo Gildasio Barreto: Localizado na cidade de Gentio do Ouro construído em 2009, o local fica na rua Vila Nova no centro da cidade e conta com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, quadra para pratica de futebol de campo society com grama sintética e iluminação, quadra poliesportiva com iluminação, parque infantil, praça com bancos decorados, arquibancada e a iluminação modernizada ao redor do Complexo.


Praça Vanderlino Vieira: A Praça Vanderlino Vieira localizada no coração da cidade, sem duvida é o maior cartão-postal do município de Gentio do Ouro, a mesma possui canteiros de flores, quiosques, passarela, cascatas com fontes luminosas, bancos, iluminação arrojada e espaço para conversas e encontros além de contar com uma praça de alimentação super moderna. Possui calçamento especial, iluminação variada, arborização especial, conjuntos de fontes luminosas, estacionamentos especiais, muito espaço para as crianças e para o lazer e ampla área para realização de eventos. A Praça fica ao lado da prefeitura Municipal e é um espaço muito bonito e convidativo.

Comentários