Pular para o conteúdo principal

História Política


Antiga Prefeitura Municipal

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 24 prefeitos, o primeiro foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líderes políticos.

Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor da Bahia, o Coronel Reginaldo foi destituído com os decretos que suprimiram o Município de Gameleira do Assuruá. Presume-se que a supressão se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Alves Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.

Renovato Alves Barreto, foi chefe político de Santo Inácio, depois de Gentio do Ouro, foi Intendente (Prefeito) Municipal de Santo Inácio hoje município de Gentio do Ouro. Foi também uma das figuras mais importantes de nossa região. Foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza.

Em 1941 sucedeu Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupado pelo estático Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva.

Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Adelino Almeida, Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz (2 vezes), Ivonilton Vieira dos Santos (2 vezes) e Robério Gomes Cunha (atual).

Epaminondas Rocha foi também Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

Renovato Alves Barreto
Epaminondas Rocha
Edmundo Pereira Bastos
Getúlio Reginaldo Cunha
José Henrique Rodrigues de Queiroz
Ivonilton Vieira dos Santos
Robério Gomes Cunha


Fonte: luizdemaroca.blogspot.com.br
Adaptação: Romeu Júnior

Postagens mais visitadas deste blog

TRADICIONAL MISSA DOS BAIANOS EM SÃO PAULO DIA 20/01 GENTIO DO OURO E REGIÃO:

Há mais de 11 anos o Bispo Dom Luiz Cáppio celebra a tradicional missa dos Baianos no Bairro de São Judas, Zona Sul de São Paulo. A Celebração acontece sempre no 3º domingo,esse ano dia 20 de Janeiro de 2012.

Motorista que causou tragédia em Irecê, já é considerado foragido da Justiça

Barragem de Santo Inácio um dos principais pontos turísticos de Gentio do Ouro:

A Barragem de Santo Inácio é um dos locais de banho mais bonitos, se não o mais bonito, do município de Gentio do Ouro.
Pequenas quedas d´água que dão num poço que até dá pra nadar. Mais acima há uma antiga barragem construída na época da ditadura de Vargas - totalmente conservada - que servia para abastecer o Distrito de Santo Inácio, que antigamente foi a Sede do município de Gentio do Ouro.
O local é lindo, SÓ NÃO ESTÁ MELHOR PORQUE, ASSIM COMO NOS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE GENTIO DO OURO, ESTÃO DEIXANDO LIXO POLUINDO O LOCAL, DE TODA ESPÉCIE, DESDE SACOS PLÁSTICOS ATÉ CACOS DE VIDROS!
SE NÃO PRESERVARMOS AGORA, NO FUTURO ONDE IREMOS CURTIR UM LAZER MARAVILHOSO COMO ESSE? TRAGA SEU LIXO QUANDO FOR A ESSES LOCAIS, É SEU DEVER DE CIDADÃO!
Texto e fotos: Reinato Silva