ENQUETE: Como você avalia os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Robério Cunha?

História Política

Epaminondas Rocha | Foi Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

A política de Gentio do Ouro vem ganhando força e ao mesmo tempo fazendo história, a cada dia, novos fatos vêm acontecendo, fatos esses que ficam registrados na mente das pessoas, histórias boas e ruins, mas que de certa forma serve para o próprio desenvolvimento político e cultural do município.

Pensando nisso, o Blog Conexão Gentio do Ouro, buscou informações sobre os prefeitos que já administraram o município e com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa cidade e que devem ser sempre lembrados.

Antiga Prefeitura
Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 24 prefeitos, o primeiro foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líderes políticos.

Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor da Bahia, o Coronel Reginaldo foi destituído com os decretos que suprimiram o Município de Gameleira do Assuruá. Presume-se que a supressão se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Alves Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.

Renovato Alves Barreto, foi chefe político de Santo Inácio, depois de Gentio do Ouro, foi Intendente (Prefeito) Municipal de Santo Inácio hoje município de Gentio do Ouro. Foi também uma das figuras mais importantes de nossa região.

Foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza.

Em 1941 sucedeu Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupado pelo estático Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva.

Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Adelino Almeida, Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz, Ivonilton Vieira dos Santos (2 vezes) e Robério Gomes Cunha (atual).

Epaminondas Rocha foi também Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

Fonte: luizdemaroca.blogspot.com.br


Adaptação: Romeu Júnior


Comentários

  1. Gente o prefeito que foi eleito pelo povo de Gentio do Ouro, demitiu várias pessoas, inclusive os zeladores que limpam as escolas, obrigando assim os professores a fazer a limpeza, e um de seus secretários informou que não irá pagar os salários até mesmo dos concursados, que quem quiser trabalhar como voluntários...mas que o salário só voltará a ser pago em janeiro.
    Isso é um absurdooooooo, o povo elege este homem e ele faz isso, ele precisa ser denunciado, isso não existe, pra cada projeto que ele faz na cidade vem uma verba, nada sai dos salários em questão. Alguém por favor faz alguma coisa por esses cidadãos, é muito triste está de longe e saber que meu povo está sofrendo tanto, sendo que a única fonte de recurso financeiro que o povo tem é a prefeitura.

    11 novembro, 2012

    ResponderExcluir
  2. Você que gosta de um bom Reggae Music, está no ar na Radio Gentio FM 92,5 de Seg. a Sexta das 18:00 as 20:00Hrs. O Programa Momento Reggae.

    ResponderExcluir
  3. ai galera ! alguem ai sabe dizer quando serao convocados os aprovados no concurso publico de gentio do ouro ...
    obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do Blog ConeXão Gentio do Ouro reserva-se no direito de apagar tais mensagens.