Pular para o conteúdo principal

Flora e Fauna


Mangaba
Flora: Clima semi-árido, a região do município de Gentio do Ouro apresenta uma vegetação em mosaicos rarefeitos, onde predominam elementos herbáceos ou arbustivos lenhosos, com arvoretas isoladas, intermeados por afloramentos profusos de rochas calcárias. A flora é composta, principalmente por elementos das caatingas, além de representantes dos cerrados e campos rupestres. Na internet, alguns sites internacionais de botânica dispõem em seus catálogos espécies de plantas da nossa região. Alguns frutos típicos: caju, mangaba, maracujá, araçá, buriti, manga, cambuí, puçá, marmelada, umbu, murici, ingá, acici, quipá, cascudo e ratinha.


Mocó
Fauna: A região de Gentio do Ouro possui uma fauna muito rica, principalmente em aves e répteis. Uma equipe da faculdade de Biologia da USP (Universidade de São Paulo) esteve no Distrito de Santo Inácio para uma pesquisa sobre alguns animais. Segue o nome de alguns animais típicos: Mocó, caititu, veado, jacu, pato, garça, jacaré, tatu, pomba, macaco, gato do mato, ema, seriema, borboleta, aranha, lagartixa, cobras, camaleão, onças (preta, vermelha, suçuarana e pintada) e muitos lagartos, insetos e pássaros, entre outros.

Fonte: www.ecoenigma.com.br

Comentários

  1. PARABENS A PUBLICAÇAO E IMPORTANTE CONHECER,PARA AJUDAR NA CONSERVAÇAO DA NATUREZA.

    ResponderExcluir
  2. AINDA BEM QUE VALORIZAM A NOSSA FAUNA E FLORA QUEM CRIOU O BLOG CONEXÃO GENTIO DO OURO FEZ MUITO BEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel