Pular para o conteúdo principal

Cultura regional

Roda de Bom Jesus
  
Roda de Bom Jesus: Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular, demonstrando suas crenças. 

De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico atreves de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos.

Brincadeira de Caretas

Brincadeira de Caretas: Não poderia deixar de destacar a tradicional brincadeira de Caretas que começa no período do carnaval, onde pessoas vestidas de diversos tipos de roupas, com chicotes e caretas saem nas ruas da cidade e viram atrações devido à criatividade nas alegorias e o clima contagiante de alegria e diversão. A brincadeira relata um pouco a trajetória de Judas Iscariotes, onde após trair Jesus se mata enforcado. Os caretas são os soldados que por sua vez protegiam Judas daqueles que ficaram revoltados por sua atitude de traidor.


Pau de Sebo

Pau de sebo: Constitui-se numa das atrações das festas juninas. Trata-se de um mastro fincado no solo com altura de mais de sete metros todo ensebado, a fim de que fique bem escorregadio, na ponta do qual se coloca amarrado um prêmio, geralmente dinheiro. O vencedor é quem consegue chegar ao topo sem cair, ou seja, sem escorregar até o solo. Como a tarefa é difícil, admitem-se várias tentativas, por parte de cada competidor, mesmo para os que escorregam até o chão. A origem dessa brincadeira, provavelmente, decorra de um costume, no meio militar, de preparar um tronco de árvore para treinamento ou para observar o inimigo à distância.


Fogueira de São João

Fogueira de São João: A tradicional fogueira no Município de Gentio do Ouro consiste em uma árvore cortada na região do caule que é ficando no solo, geralmente no centro da cidade. São amarrados objetos nos arbustos tais como: Cana de açúcar, bolacha, pacotes com amendoim, balas, chocolates etc. A mesma é derrubada através de uma fogueira feita em seu caule no qual após a sua caída às pessoas se aglomeram em torno da mesma com objetivo de retirar todos os objetos.

Lamentação dos mortos

Lamentação dos Mortos: Na Semana Santa acontece a “Lamentação dos Mortos”. Moradores rezam pelas almas dentro do cemitério e depois seguem rezando em 7 paradas, tal cultura é predominante principalmente no distrito de Santo Inácio. Em cada uma das paradas, participantes se oferecem para “tirar” um Pai Nosso em voz alta. Uns escolhem o alto da pedras, que em sintonia com a fé e a lua cheia formam um ambiente enigmático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel