Pular para o conteúdo principal

Formações rochosas

A formação geológica do Município de Gentio do Ouro começou há muito tempo, mais precisamente há 190 milhões de anos, quando as rochas, em sua maioria de arenito, foram passando por um processo de sedimentação, tendo o vento e a chuva como escultores de seus formatos atuais. Destaca-se o distrito de Santo Inácio como umas das belas formações rochosas localizada principalmente antes da entrada da vila. Do local se tem uma bela vista para Lagoa de Itaparica e para as milhares de pedras empilhada uma sobre a outras.

Toca Coã: A mais bela toca do Município de Gentio do Ouro fica no distrito de Santo Inácio. A toca recebeu este nome devido ao pássaro chamado Coã que vive cantando dentro dela. Seus cantos são escutados na vila, já que está situada defronte desta, no meio de um grande paredão.

Lajedo: Fica situado à direita, antes da entrada da vila fr Santo Inácio. Do local se tem uma bela vista para Lagoa de Itaparica e para as milhares de pedras empilhada uma sobre a outra, formadas há bilhões de anos. Em algumas delas é possível subir e chegam a lembrar Ponta Grossa, no Paraná. Excelente para meditação e para ver o pôr-do-sol.

Pedra da Barca: É uma pedra no formato de uma barca. Parece com a Barca de Noé, das histórias bíblicas. Está localizada a cerca de meia hora de caminhada da vila.

Rapadura do Diabo: É um desenho na pedra, que dizem parecer com uma rapadura. As pessoas quando passam por perto jogam pedra por acreditarem que ali é coisa do diabo, ou vão lá jogar pedra para afastar as coisas negativas, os maus espíritos. Antigamente, essa prática era mais comum. Não se tem muita informação quanto à origem dessa prática, quando e porque começou.
 
Sepultura dos Gêmeos: Segunda a lenda, dois irmãos gêmeos acharam um diamante muito grande, com muitos quilates, e como não queriam dividir a pedra, brigaram pela preciosidade, acabando um matando o outro. No local onde morreram ficou um buraco na pedra no formato de uma sepultura e de duas pessoas. Está localizada bem à direita da pista, na curva que dá acesso a vila.

Pedra da Cruz: Defronte a Sepultura dos Gêmeos, a cerca de 50 metros, se avista a imagem de uma cruz, em uma parede rochosa, que acreditam estar relacionada com a história dos Gêmeos.

Pezinho do Menino Jesus: É um fóssil de uma pegada de uma criança, localizada no lajedo na entrada da vila. Ficou conhecido por esse nome por acreditarem que só podia ser o menino Jesus que pisou ali há dois mil anos. Realmente, quem visita não tem dúvidas que é uma pegada de uma criança. Observe na foto que até a reentrância entre o dedão e o dedo médio ficou marcada pela pegada.

Cristo na Cruz: É um desenho natural de uma cruz na pedra, onde se observa alguns traços que parecem muito com os de uma pessoa. Daí a origem do nome. Até o dobrar da perna e do joelho de Jesus na cruz é bem destacada na imagem da pedra. Está localizado próximo ao Pezinho do Menino Jesus. Realmente, é um mistério emocionante.

Lagedo

Toca da Coã

Sepultura dos Gêmes


Pezinho do menino Jesus

Cristo na Cruz


Fonte: ecoenigma.com.br (Oscar Guedes)



Comentários

  1. PARABENS PELA DIVULGAÇAO DE LOCAIS DA REGIAO DA SERRA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Irecê é sequestrado e morto na região de Jacobina

Um jovem de 20 anos, identificado por Aldair de Barros Santos, natural de Irecê, foi sequestrado por homens armados que o surpreenderam em sua casa, no bairro Jacobina IV, na cidade de Jacobina. Já no final da manhã de quarta-feira (08), numa estrada vicinal que dá acesso ao município de Miguel Calmon, o corpo de Aldair foi localizado. Ele foi morto com vários tiros na cabeça. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O corpo foi reconhecido pela família da vítima. De acordo com a polícia, Aldair era suspeito de tentativa de homicídio em Canarana. Familiares disseram que ele há cerca de três anos esteve preso durante seis meses no Complexo Policial de Irecê, sob acusação de assassinato. A vítima mudou para Jacobina há três meses onde vendia pães na rua. O corpo de Aldair foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina e seguiu para a cidade de Irecê. Fonte: Central Notícia

POR CORRUPÇÃO IVONILTON VIEIRA AGORA É FICHA SUJA

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 24 prefeitos, com tudo, o ano de 2017 será marcado por algo inédito na política local, pois pela primeira vez em 127 anos de emancipação, um ex-prefeito teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Trata-se de Ivonilton Vieira dos Santos, que teve seus direitos políticos cassado por cometer graves irregularidades à frente da gestão municipal, a exemplo da emissão de 241 cheques sem fundos e a ausência de processos licitatórios referentes a vários processos de pagamento. Eleito em 2008, e reeleito em 2012, o ex-prefeito protagonizou também o pior fim de mandato, pois o descaso e a precariedade eram os cartões-postais do Município, com quadras abandonadas, obras inacabadas, salários de servidores atrasados, vias esburacadas, educação estagnada, e a saúde à beira do colapso; ou seja, a má qualidade de vida era visível entre a maioria dos munícipes. O ex-prefeito "esqueceu" os deveres de representar d...

População carente de Gentio do Ouro esta sem sinal de TV há 3 meses

Parte da população de Gentio do Ouro que não tem condições de adquirir antenas parabólicas vem sofrendo com o descaso, devido a falta de sinal da TV aberta que já se arrasta por quase 3 meses. Indignado com o problema, um morador que não quis se identificar, temendo represálias, solicitou ao Blog, publicação de artigo a respeito do caso, além de cobrar das autoridades competentes a solução para restabelecimento do sinal. A população menos favorecida financeiramente, é a mais prejudicada pela falta de sinal, pois é um dos poucos meios de informação e entretenimento da qual a mesma tem acesso. Espera-se que o Prefeito Ivonilton Vieira, tome conhecimento do problema e procure solucioná-lo o mais breve possível. Por: Romeu Júnior