Pular para o conteúdo principal

História do município

Praça Vanderlino Vieira

O município foi criado com nome de Gameleira e território desmembrado do município de Xique-Xique, pelo Ato Estadual de 9 de Julho de 1890, sendo instalado em 9 de Dezembro de 1890. Pela Lei Estadual nº 2.017. de 2 de Agosto de 1927, o município recebeu o nome de Assuruá.

Foi extinto pelos Decretos Estaduais nº 7.455, de 23 de Junho de 1931 e nº 7.479, de 8 de Julho de 1931 e reanexado seu território ao município de Xique-Xique e Criaram na Vila de Assuruá uma Sub Prefeitura.

O município foi restaurado, com território desmembrado do município de Xique-Xique e sede em Santo Inácio, pelo Decreto Estadual nº 8.546, de 15 de Julho de 1933, sendo reinstalado em 9 de Agosto de 1933. Recebeu o nome de Santo Inácio do Assuruá pelo Decreto Lei Estadual nº 10.724, de 30 de Março de 1938, e o de Santo Inácio pelo Decreto Estadual nº 11.089, de 30 de Novembro de 1938. Sua sede foi mudada para a Vila de Gentio do Ouro pela Lei Estadual nº 628, de 30 de Dezembro de 1953, recebendo o município essa denominação.

Economia: Na pecuária destacam-se os rebanhos de equinos, bovinos, ovinos, caprinos,suínos e asininos. Conforme registro da JUCEB, possui 05 indústrias, 140º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 47 estabelecimentos comerciais, 266º posição dentre os municípios baianos.

No setor de bens minerais, é produtor de ouro, seu parque hoteleiro registra 60 leitos. No ano de 2001 o município registrou 2.227 consumidores de energia elétrica com um consumo de 1.545Mw/h.

Comentários

  1. No Pequeno Dicionário dos Municípios Baianos de Pedro Tomás Pedreira está escrito:
    Cidade, sede do Município de igual nome, elevada a essa categoria pelo Decreto estadual n. 10.724, de 20.03.1938. O distrito de "GENTIO DO OURO" foi criado pelo Decreto estadual n.9.375, no então município de "Assuruá".

    Obs. A sede do município de Irecê também foi elevada a categoria de cidade pelo mesmo decreto n. 10.724.

    ResponderExcluir
  2. Você tem a lista de todos os prefeitos e vice prefeitos de Gentio do Ouro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GENTIOURENSE IMPORTANTE – CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DO PREFEITO GETULIO RIBEIRO BARRETO:

Nascido em Gentio do Ouro , em 10 de dezembro de 1921, filho de Licinio Gomes Ribeiro e Francisca Alves Barreto. Fez os estudos primários em Gentio do Ouro. Mudou-se para Ipupiara, antigo Jordão, em 1939 onde se radicou, dedicando ao Comércio de tecidos. Sempre foi político, foi eleito Vereador na legislatura 1963 a 1967, eleito Prefeito em 1982, assumiu o Governo do município de Ipupiara em 31 de janeiro de 1983, cessando o seu mandato em 01 de janeiro de 1989.   Fonte: Prefeitura Municipal de Ipupiara

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se...

Prefeitura de Gentio do Ouro trabalhando:

A atual Administração do Município de Gentio do Ouro a cada dia que passa ganha novos admiradores, isso tudo devido a sua transparência e contínuo trabalho em prol do desenvolvimento. Atualmente a prefeitura Municipal, através de um intensivo trabalho concluiu a obra de recuperação da estrada de rodagem que liga a sede do município ao Distrito de Miroros/Ibipeba. A Obra foi realizada através de recursos próprios, onde a prefeitura investiu aproximadamente RS: 380.000,00 (Trezentos e oitenta mil reais). O cronograma de trabalho da Prefeitura, ainda registra a reconstrução em asfalto tipo TSD da BA 160, da principal via de acesso que liga o município Gentio do Ouro aos municípios de Xique-Xique e Barra do Rio Grande. Os serviços de terraplanagem serão concluídos nos próximos dias e o município de Gentio do Ouro já começa a sentir os benefícios produzidos por esta importante obra que está sendo realizada através de parceria entre a prefeitura municipal de Gentio do Ouro e o ...