Pular para o conteúdo principal

Distritos e povoados


Gentio do Ouro possui 6  distritos e 80 povoados, a maioria da população vive na zona rural. Possui um dos territórios mais extensos da Bahia a sua área é de 3.671,24 km² representando 0.6501% de todo Estado. A População é de 10.173 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Distrito de Santo Inácio: Santo Inácio é um distrito com cerca de 350 moradores, localizado na região conhecida como Serras do Assuruá ou Chapada Velha. Foi fundada em 1836 por buscadores de ouro e diamante quando ali viviam os índios cariris, tupinambás e amoipiras, e onde ainda conserva a arquitetura colonial e muita coisa da época do apogeu do diamante (1920 a 1931). O primeiro branco que pisou na região, segundo documentos históricos, foi o bandeirante Belchior Dias Moreira, no século XVII. Mas de acordo com os vestígios encontrados, o local, supostamente, foi um importante santuário de uma antiga civilização. Entre os anos de 1938 a 1953 era a sede do município de Gentio do Ouro.

Distrito de Gameleira do Assuruá: Segundo a lenda, dois escravos encontraram as ruínas de um antigo engenho abandonado, provavelmente habitado pelos primeiros desbravadores. Foi a primeira sede do Município, depois transferida para Santo Inácio e em 1954, para Gentio do Ouro. O distrito tem um importante valor histórico, pois foi onde surgiu o município de Gentio do Ouro. No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro.

Distrito de Itajubaquara: Fundado aproximadamente em 1836 através da descoberta de minas de ouro e diamantes que atraíram contingentes de exploradores formando povoações entre as quais a de Calderão do Ouro, nome original, mudado na década de 1990 para Itajubaquara que em Tupi Guarani, significa buraco de ouro ou mina de ouro.

Distrito de Ibitunane: Foi fundado pelo Sr. Bernado da Silva Machado provável português dos Açores ou do norte de Portugal, isso se deu ainda por volta do século XVIII ou inicio de XIX. Através do decreto de lei estadual nº. 11089, de 30/11/1938, os distritos de Brumado do Assuruá, nome original, passou a denominar-se Ibitunane.

Distrito de Pituba: O distrito de Pituba foi criado pela lei estadual nº 4566, de 05/11/1985, e anexado ao município de Gentio do Ouro. O nome Pituba é originário do termo tupi pitu'a. Seu nome significa "bafo", "exalação", "maresia". No distrito, foi erguido uma estátua do Cristo Redentor; uma réplica da estátua do Corcovado, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A construção é um verdadeiro memorial ao vulto do Sr. Delmiro Gomes de Queiroz; fruto do esforço e da determinação de Dona Abelita Almeida de Queiroz e seus filhos para realizar um sonho antigo do seu Delmiro. O monumento, de 1,80 metros de altura, com cerca de 1 metro de largura, esta localizado no topo do Morro; já é considera uns dos principais cartões postais do Município, além de representar uma forte lembrança à memória de um grande homem que será eternamente lembrado.

Mapa do município
Distrito Sede - Gentio do Ouro

Itajubaquara

Pituba

Gameleira do Assuruá

Ibitunane

Santo Inácio

Comentários

  1. NASCI EM ITAJUBAQUARA PARA OS INTIMOS CALDEIRAO DO OURO, E MORO EM SAO PAULO A 41 ANOS.MAS A MINHA TERRA ONDE EU NASCI NUNCA ESQUECEREI.POR ISTO VENHO ATRAVES DESTE PARABENIZAR ESTE EXCELENTE ARTIGO, E ESPERO QUE O EXCLENTE AUTOR DESTA MATERIA CONTINUE A DIVULGAR ASSUNTOS PERTINENTE A NOSSA REGIAO.

    ResponderExcluir
  2. Acho que houve um equivoco de vocês, pois o município de Gentio do Ourto tem 6 distritos: o Distrito Sede, Gameleira do Assuruá, Santo Inácio, Itajubaquara, Ibitunane e Pituba.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em saber que o município que eu nasci consta neste mapa, moro em São Paulo há mais de 25 anos, e ainda não voltei para Gentio do Ouro, fico feliz em saber que a cidade cresceu.mas não penso em voltar, já que aqui construir uma bela família e ótimos conhecimentos acadêmicos. torço pelos que ficam e que os políticos possam ajudar a crescer e possibilidade de empregos, construção de uma Universidade de fácil acesso aos jovens..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel