25/06/2013

DESCASO – POVOADO DE BARRIGUDA, SÃO DOMINGOS, SANTANA E BARRA DA SANTANA SOFREM COM ENGAVETAMENTO NAS OBRAS DE INSTALAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA:

Os afazeres básicos do dia a dia que dependem da utilização da energia elétrica já se tornou um grande desafio para os moradores do povoado de Barriguda, São Domingos, Santana e Barra da Santana em Gentio do Ouro que vem sofrendo há décadas com a falta do fornecimento.  
 
O que era a realização de um sonho para as 50 famílias, com o inicio das obras de eletrificação em 2011 através do Programa Federal Luz Para Todos. Hoje se tornou em um enorme pesadelo com o engavetamento das obras, após 40% de toda etapa concluída.
 
Conforme a Celba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) a justificativa para paralisação na conclusão das obras refere-se aos moradores dispor de painéis solares fotovoltaico, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.
 
O atual sistema elétrico não corresponde aos anseios dos moradores, pois a quantidade de energia gerada pelo painel solar é limitada e suficiente apenas para manter acesas algumas lâmpadas fluorescente de 9 Watts e um aparelho de TV por algumas horas.
 
A chegada da luz elétrica, dentre outras, representará melhorias da qualidade de vida e novas possibilidades de geração de renda para as famílias das localidades contempladas pelo projeto.
 
Por: Romeu Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do Blog ConeXão Gentio do Ouro reserva-se no direito de apagar tais mensagens.