Pular para o conteúdo principal

DESCASO – POVOADO DE BARRIGUDA, SÃO DOMINGOS, SANTANA E BARRA DA SANTANA SOFREM COM ENGAVETAMENTO NAS OBRAS DE INSTALAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA:

Os afazeres básicos do dia a dia que dependem da utilização da energia elétrica já se tornou um grande desafio para os moradores do povoado de Barriguda, São Domingos, Santana e Barra da Santana em Gentio do Ouro que vem sofrendo há décadas com a falta do fornecimento.  
 
O que era a realização de um sonho para as 50 famílias, com o inicio das obras de eletrificação em 2011 através do Programa Federal Luz Para Todos. Hoje se tornou em um enorme pesadelo com o engavetamento das obras, após 40% de toda etapa concluída.
 
Conforme a Celba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) a justificativa para paralisação na conclusão das obras refere-se aos moradores dispor de painéis solares fotovoltaico, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.
 
O atual sistema elétrico não corresponde aos anseios dos moradores, pois a quantidade de energia gerada pelo painel solar é limitada e suficiente apenas para manter acesas algumas lâmpadas fluorescente de 9 Watts e um aparelho de TV por algumas horas.
 
A chegada da luz elétrica, dentre outras, representará melhorias da qualidade de vida e novas possibilidades de geração de renda para as famílias das localidades contempladas pelo projeto.
 
Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

CANTOR FABIANO DA DUPLA SERTANEJA CEZAR MENOTTI E FABIANO VISITA GENTIO DO OURO:

Neste domingo (02/06), a cidade de Gentio do Ouro recebeu pela primeira vez a visita honrosa do cantor sertanejo de renome nacional Fabiano Menotti da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano. Como não poderia deixar de ser, o cantor foi recepcionado com muita festa pelos moradores locais. Parte da infância, o cantor Fabiano Menotti morou na cidade de Gentio do Ouro. Atraído pela mineração, o ex-garimpeiro Toninho do Ouro, pai do cantor, instalou-se no município, desde então, Fabiano Menotti mantém uma sólida amizade com o casal Edmundo e Mônica Bastos. Por: Romeu Júnior