Pular para o conteúdo principal

GENTIO DO OURO RECEBERÁ A CARAVANA DO LAZER

NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2014, GENTIO DO OURO RECEBERÁ A CARAVANA


No dia 11 de setembro de 2014, Gentio do Ouro receberá a Caravana do lazer. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a SUDESB.         


A cada dia que passa, a Caravana de Lazer, da Sudesb, vem se firmando como um veículo de formação de agentes comunitários de lazer, através do Curso de Capacitação de Multiplicadores, e realizador de diversas atividades recreativas, no Dia de Lazer, contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), em diversas regiões do estado. 



A equipe da Sudesb vem percorrendo todo o interior do Estado com técnicos, que desenvolvem atividades, buscando a educação, integração social e o bem-estar das populações.

 O Dia de Lazer tem conseguido reunir milhares de crianças, oferecendo brinquedos e jogos recreativos. Jogos recreativos são oferecidos no dia em que os agentes colocam em prática os aprendizados.


Entre os brinquedos que trazem um dia mágico para a garotada estão os jogos de salão como xadrez, ludo e dominó, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante, viva vôlei, golzinho, oficinas de pinturas e de criação de reciclados, além de brincadeiras como pular corda, corrida de saco, ovo na colher e outras.



Geralmente, a Caravana capacita mais de 80 aprendizes por cidade. Esses multiplicadores são preparados pela equipe de Eventos da Sudesb, e após a finalização da capacitação recebem certificados que os qualificam como agentes de lazer no município, possibilitando a disseminação dos aprendizados e a propagação do lazer. O curso, geralmente, dura três dias, e no terceiro, os novos agentes têm a primeira oportunidade de colocar em prática tudo que aprenderam na capacitação durante o Dia do Lazer.


Por: Romeu Júnior

Fonte: facebook.com/gentio.gentiodoouro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...