Pular para o conteúdo principal

NOVO DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DE CENTRAL/BA DISSE QUE PRETENDE ACABAR COM OS PONTOS DE DROGA E PRENDER TRAFICANTES



CENTRAL  | O site Central Notícia entrevistou o Delegado Titular da Polícia Civil de Central/BA, Michael Segson Silva Alves. O novo comandante da Polícia Civil de Central falou sobre sua experiência na instituição, relação com a Polícia Militar e projetos para o município de Central.  Michael nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas se considera paraibano, já que seus pais são de Catolé do Rocha e Souza, municípios da Paraíba.

CN – Fale da sua trajetória na Polícia Civil?  Há quanto tempo atua na função de delegado?

Boa tarde a todos que compõem o Central Notícia! Minha experiência profissional começou em 2009 quando passei a integrar o sistema prisional da Paraíba, e fui durante nove anos, agente penitenciário, onde trabalhei em presídios da região de Campina Grande, na Paraíba. Essa experiência foi muita boa, pois aprendi na prática como lidar com o preso, já em fase de execução penal. Aprendi muito também sobre organização criminosa e investigação. Em 2013, prestei o concurso para o cargo de delgado da Polícia Civil da Bahia, onde tomei posse em dezembro de 2016 e assumi em janeiro a Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecente (DTE), em Irecê, que é a 5ª delegacia na Bahia e que faz parte do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

O novo delegado disse que em Central a investigação vai ser mais complexa.

A DTE tem a função de atender a necessidade de prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas e dava apoio às delegacias da região de Irecê. A gente aprendeu a lidar com este tipo de crime, pois através do tráfico que vem o homicídio, furto, roubo, etc. Vou trazer essa experiência para Central, porque sei que aqui tem alguns pontos de comercialização de droga. Então minha ideia é exterminar todos esses pontos de droga que têm na cidade e prender todos os traficantes. Vamos fazer um ‘limpa’ em que tiver roubando ou furtando (moto, celular, residências, casas comerciais). O trabalho aqui vai ser mais abrangente, onde vai envolver crimes contra o idoso, criança, violência doméstica, crimes de trânsito. Através da DTE, eu tive a experiência de lidar com o pior dos crimes, que é tráfico de drogas. Aqui em Central será mais tranquilo.
CN – Central e Irecê compõem uma região violenta?

Estatisticamente, Central é um município tranquilo. Em 2016 houve três homicídios e em 2017, apenas dois. Mas Irecê, Morro do Chapéu, Cafarnaum e Mulungu do Morro são municípios extremamente problemáticos. Destes lugares, já saíram vários assaltantes de banco, sequestradores e grandes traficantes, a exemplo de ‘Zé de Lessa’. Nós não queremos que esses crimes venham para o município de Central. Por isso, vamos trabalhar bastante com a prevenção do crime. Para isso, precisamos do apoio da comunidade.

CN – Quais as maiores dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil?

Hoje a maior dificuldade é o efetivo. Por exemplo, aqui em Central não temos investigadores. Mas já durante essa semana já vou solicitar junto ao Depin (Departamento de Polícia do Interior), dois investigadores. Para isso, vou contar com o apoio do prefeito Uilson Monteiro, para fazer a intermediação junto ao Governo do Estado. Chegando os investigadores, mais um escrivão ad hoc, que a Prefeitura está nos cedendo e guardas que teremos na carceragem, além do escrivão Jonas, vamos ter a possiblidade de fazer um bom trabalho em Central.

CN – Desde a sua chegada foi feita alguma melhoria na carceragem da delegacia de Central?

Já começaram hoje as reformas. Vamos consertar as quatro celas que temos na delegacia. Eu quero trazer os presos que estão em Itaguaçu e Irecê. A gente vai deixá-los dois ou três dias por aqui – até terminar o procedimento – depois encaminharemos diretamente para o presídio que será inaugurado em breve em Irecê. Preso de Central tem que ficar aqui, sob minha custódia e fiscalização, pois assim, vou ter o controle sobre tudo na delegacia.

CN – Como a população pode ajudar a Polícia Civil?

Em Irecê, nós criamos o Disque Denúncia, via WhatsApp, onde as pessoas mandavam vídeos, fotos. Foi muito útil. Fizemos muitas prisões em flagrante, graças ao aplicativo. Vamos adotar esse sistema aqui em Central, porque o WhatsApp é a ferramenta do momento.  Vale ressaltar, que o nosso trabalho foi em parceria com a Polícia Militar e a CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semiárido. Nossa relação era excelente. Costumo dizer que não existem duas polícias. É uma única irmandade trabalhando em prol da segurança pública. Tenho uma ótima relação como Tenente Robson, comandante da PM em Central. Nós trabalhamos juntos no São João de Irecê e ele viu meu perfil. Então, ele sabe que vai ter muita gente nessa carceragem.

Projetos para Central

Reforma do restante da delegacia para poder colocarmos a custódia em funcionamento. Outro projeto que vai ser implantado juntamente com a PM é a Polícia nos Povoados. Semanalmente, iremos a um povoado passar um dia por lá. Lá a gente vai poder fazer Boletim de Ocorrência, vamos ouvir as demandas da população e levantar se está havendo tráfico. Central não é só a sede. Existem os povoados. Por isso, vamos fazer esse trabalho para que a população possa sentir a presença da polícia. A Polícia Civil nas Escolas. Quero fazer palestras com professores e alunos, a respeito de temas como droga, violência doméstica e levar essas palestras para as igrejas, associações, para que a população fique ciente dos seus direitos e deveres. Outro projeto que vamos colocar em prática com a Polícia Militar é com relação as bliteze. Assim, nós poderemos apreender armas e veículos roubados. Então, a bandidagem fique de ‘orelha em pé’, porque as nossas bliteze vão pegar muita coisa.

Fonte: Central Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel