Pular para o conteúdo principal

SECA NA LAGOA DE ITAPARICA AFETA CERCA DE 2 MIL PESSOAS



A estiagem na região também atinge a criação de gado | Foto: Reprodução/TV Oeste

Cerca de 2 mil moradores do municípios de  Gentio do Ouro e Xique-Xique, no Vale São-Franciscano da Bahia, estão sofrendo com a seca na lagoa Itaparica, uma vez que dependem da água dela para sobreviver. O local virou um cemitério de peixes por conta da estiagem. “Tem uma quantidade de duas mil pessoas que recebem impacto direto porque dependem da lagoa pra pesca, pra criação de animais e pequenas áreas agrícolas”, afirmou Roberto Rivelino, secretário de Meio Ambiente de Xique-Xique.

A lagoa Itaparica era alimentada pelas águas do Rio São Francisco e é maior da região. Agora, o que se vê no local é uma grande poça que tem apenas cerca de dez centímetros de profundidade. A estiagem na região também atinge as criações de gado. “Se você descesse aí e não soubesse nadar morria, porque era fundo. E hoje em dia não, ela tá rasa, parece um prato”, relata dona Amarilda Campos, dona de casa e moradora antiga do local.

Há seis meses não chove em Gentio do Ouro e Xique-Xique e a previsão é que só haja chuva na cidade em meados do mês de outubro. Conforme os moradores, essa é uma das piores secas já ocorridas na cidade. “Pra nós que somo filhos dessa terra, que nascemos às margens do Rio São Francisco, presenciar um cenário como esse é algo que parte o coração”, disse a professora Marquileide Oliveira.

Antes que a lagoa seque de vez, o que deve acontecer em breve caso não chova, pescadores e agentes do Ibama fizeram a retirada de 50 mil peixes. Do que ficou na lagoa, a maioria morreu. Não há uma estimativa da quantidade de peixes mortos no local após a seca da lagoa. “Nós pecamos, a prefeitura pecou, o Ibama, supletivamente aos dois, também pecou, mas tem tempo ainda de corrigir”, disse Wanderley Pinheiro, analista do Ibama.

Para o geólogo Railton Barbosa, as queimadas constantes em Xique-Xique contribuíram para a seca da lagoa. “Aqui no entorno da lagoa as queimadas são recorrentes, o desmatamento também, a extração de areia, a pesca predatória. Tudo isso contribui aqui para a seca da Itaparica. Associado com a estiagem e a extração irregular de água do subsolo isso provoca a seca muito rápido”, disse.

jornaldachapada.com.br

Da redação, 06/09/17

Comentários

  1. Parabéns equipe do Conexão pelo excelente trabalho prestação de serviço no campo da informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GENTIO DO OURO - FIÉIS CATÓLICOS DE SANTO INÁCIO FESTEJAM MELHORIAS NA IGREJA E AGRADECEM A EPP ENERGIA:

Foto: Pagina Revista A comunidade católica de Santo Inácio está festejando neste mês de maio, junto com o  Mês de Maria, as melhorias implantadas na Igreja do padroeiro que estão propiciando um cenário de mais beleza no interior da igrejinha, além de mais conforto para os freqüentadores. Agradecida, a comunidade está comemorando a colocação do forro de pvc, tanto no interior da nave, quanto na sacristia e demais locais de apoio, livrando definitivamente os fiéis do contato com os resíduos deixados pelos morcegos, além da poeira cuja ação manchava as imagens e a aparência do ambiente. O forro deu nova dimensão ao visual da igreja e os fiéis estão realizando suas atividades muito mais contentes. Foto: Pagina Revista A melhoria foi uma doação da empresa de energia eólica, EPP Energia, responsável também pela construção de uma quadra poliesportiva na localidade, em parceria com a Prefeitura de Gentio do Ouro, renovação da tubulação para abastecimento de água e reforma das

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.

Homem é morto a tiros na Avenida principal de Xique-Xique

Zé Mequeca foi a segunda vítima de homicídio na família, há alguns meses o irmão do mesmo de apelido "Capiler" também foi assassinado.