Pular para o conteúdo principal

GRUPO TUIA DE ARIÃ SANTANA, ANTÔNIO MEIRA E INÁCIO LOIOLA FOI SELECIONADO PARA O FESTIVAL DE DANÇA DE LONDRINA/PR; EVENTO RECEBEU MAIS DE 400 INSCRIÇÕES



Chegou ao fim neste domingo, 15 de outubro de 2017, a 15ª edição do Festival de Dança de Londrina, no estado do Paraná, que, em nove dias, contemplou danças étnicas e contemporâneas sob a temática "A Revolução da Alegria". Ao todo, 20 mil pessoas participaram entre as 17 apresentações e cinco oficinas de grupos e profissionais das artes cênicas vindos de diferentes cidades brasileiras e dois países da África. 

O Grupo Tuia de Ariã Santana, Antônio Meira e do cantor e compositor Inácio Cesar Loiola foi um dos selecionados para participar do espetáculo, no período em que o edital de inscrição esteve aberto, entre julho e agosto de 2017, o evento recebeu mais de 400 inscrições nacionais e internacionais de montagens filiadas à dança, ao teatro, ao circo e à performance. 

O Grupo subiu ao palco na tarde do feriado do Dia das Crianças (12), com o espetáculo “De chapéu e coração, histórias de paixão”, explorando as danças brasileiras e apresentou três contos de domínio público transcritos para a linguagem do cordel. O roteiro trouxe mitos, cores e canções do Vale do Jequitinhonha, de onde nasce a inspiração para a caracterização de inúmeros personagens que atravessam os corpos dos contadores e cantadores. 

Na apresentação, transpareceu o universo do sertanejo mineiro, seus conflitos da lida e suas relações sociais, marcadas pelo poder, amor, fé e ganância. O universo da “mineiridade” esteve presente não só nas narrativas, mas também na corporeidade dos atores e no arsenal simbólico do espetáculo, que é dirigido a todas as idades. 

O Grupo Tuia desenvolveu um trabalho artístico e educacional que passa pela linguagem do teatro, da dança (com enfoque nas danças brasileiras), das narrativas orais e das brincadeiras da infância.

Assista apresentação na integra:

Da redação, 16/10/17
Fonte: Conexão GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.