Gentio do Ouro - Importância da APA Lagoa de Itaparica:


Proteger a Lagoa de Itaparica, principal lagoa marginal do Rio São Francisco, que funciona como local de reprodução dos organismos aquáticos, fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros. Além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali vivem, através de metodologia participativa baseada na conscientização ambiental e no fomento de atividades que propiciem o desenvolvimento sócio econômico sem agressão ao equilíbrio ecológico e cultural.

Localização e área:

A APA está localizada no semi-árido nordestino, na margem do Rio São Francisco, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. A APA Lagoa de Itaparica tem uma área total de 78.450 ha.

Atributos Naturais:

Na serra de Santo Inácio, a visão da Lagoa de Itaparica impressiona pela beleza do espelho d’água rodeado por uma singular mata de carnaúba, que ocupa toda margem direita, e por uma cadeia de dunas fixas ao fundo.

A Lagoa de Itaparica é considerada um berçário natural, nela organismos aquáticos, que compõem o sistema do rio São Francisco, encontram condições favoráveis para reprodução e desenvolvimento.

A fauna da APA é rica e diversificada, destacando-se as aves que povoam as margens da Lagoa.

A caatinga é a vegetação predominante na APA, sendo que na serra é comum a presença de campos rupestres. Os riachos que abastecem a lagoa formam belas cachoeiras e veredas de carnaúba.

No alto da serra ainda se encontram pinturas rupestres preservadas e reluzentes campos de areia.

Aspectos Relevantes:

Pinturas rupestres
Vila histórica de Santo Inácio
Benzedeira no povoado Lagoa dos Gomes, na margem da Lagoa
Cachoeira do “Saltão”
Cachoeira do Encantado
Mata de Carnaúba
Lagoa de Itaparica

Principais Conflitos Ambientais:

Retirada sem licença de pedra, areia, cristal, ouro e diamante.
Pesca predatória
Caça predatória
Desmatamento
Queimadas

Por: Romeu Júnior


Tecnologia do Blogger.