Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Importância da APA Lagoa de Itaparica:


Proteger a Lagoa de Itaparica, principal lagoa marginal do Rio São Francisco, que funciona como local de reprodução dos organismos aquáticos, fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros. Além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali vivem, através de metodologia participativa baseada na conscientização ambiental e no fomento de atividades que propiciem o desenvolvimento sócio econômico sem agressão ao equilíbrio ecológico e cultural.

Localização e área:

A APA está localizada no semi-árido nordestino, na margem do Rio São Francisco, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. A APA Lagoa de Itaparica tem uma área total de 78.450 ha.

Atributos Naturais:

Na serra de Santo Inácio, a visão da Lagoa de Itaparica impressiona pela beleza do espelho d’água rodeado por uma singular mata de carnaúba, que ocupa toda margem direita, e por uma cadeia de dunas fixas ao fundo.

A Lagoa de Itaparica é considerada um berçário natural, nela organismos aquáticos, que compõem o sistema do rio São Francisco, encontram condições favoráveis para reprodução e desenvolvimento.

A fauna da APA é rica e diversificada, destacando-se as aves que povoam as margens da Lagoa.

A caatinga é a vegetação predominante na APA, sendo que na serra é comum a presença de campos rupestres. Os riachos que abastecem a lagoa formam belas cachoeiras e veredas de carnaúba.

No alto da serra ainda se encontram pinturas rupestres preservadas e reluzentes campos de areia.

Aspectos Relevantes:

Pinturas rupestres
Vila histórica de Santo Inácio
Benzedeira no povoado Lagoa dos Gomes, na margem da Lagoa
Cachoeira do “Saltão”
Cachoeira do Encantado
Mata de Carnaúba
Lagoa de Itaparica

Principais Conflitos Ambientais:

Retirada sem licença de pedra, areia, cristal, ouro e diamante.
Pesca predatória
Caça predatória
Desmatamento
Queimadas

Por: Romeu Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Robério Cunha assina convênio para ampliação da iluminação pública

O Prefeito de Gentio do Ouro/BA, Robério Gomes Cunha, assinou na tarde de ontem, 27 de novembro de 2017, convênio para ampliação da iluminação pública na Avenida Ipupiara, sede do município. O ato, que foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, contou com a presença do Governador do Estado Rui Costa e do Deputado Estadual Fabrício. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Deputado e Prefeito não cumprem promessa e BB continua fechado para alguns serviços em Gentio do Ouro

O deputado federal Arthur Oliveira Maia (PPS) e o prefeito Robério Gomes Cunha (PDT) prometeram que a agência bancária do Banco do Brasil de Gentio do Ouro/BA estaria funcionando para serviço de saques, depósitos, transferências e pagamentos - isso, até setembro de 2017. “ Em setembro a agência será reaberta com numerário, aquecendo o comércio e beneficiando servidores, aposentados e comunidade em geral.” Disse em nota o parlamentar em 06 de julho de 2017 através de sua conta na rede social Facebook.   Nessa mesma data o deputado Maia e o prefeito Robério se reuniram, em Brasília, com a direção nacional do Banco do Brasil, onde solicitaram a reabertura da agência.   “ Produtiva reunião no Banco do Brasil para solicitar a reabertura da agência de Gentio do Ouro, que há dois anos está funcionando parcialmente, sem uso de numerário (dinheiro), devido ao ataque de bandidos ”. Afirmou o deputado. CONFIRA ABAIXO NOTA NA ÍNTEGRA DO DEPUTADO ARTHUR OLIVEIRA MAIA...

Gentio do Ouro - Idoso tem atendimento médico recusado em hospital:

Depois de percorrer 18 km até a sede do Município, idoso é destratado pela enfermeira-chefe. Casos de maus tratos, omissão e falta de profissionalismo são situações corriqueiras na rede pública de Saúde de municípios do interior da Bahia. Um dos mais recentes casos foi o do sr. Cassimiro Martins da Franca, de 83 anos de idade, morador do povoado de Desterro, município de Gentio do Ouro, na Bahia. Com pressão arterial alta, tontura e bastante cansado, depois de percorrer 18 km até a sede do Município, o idoso de 83 anos foi destratado pela enfermeira-chefe do hospital municipal de Gentio do Ouro. A enfermeira negou atendimento alegando falta de vaga. O fato aconteceu no dia 8/2, quarta-feira. Acompanhado pela filha Ednalva Malaquias Bastos, depois de falar do problema e pedir para serem atendidos, foi ouvido da enfermeira-chefe que não havia mais vaga, completando: 'Por que não vieram mais cedo?'. Indignada com a atitude grosseira, antiética...