Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Importância da APA Lagoa de Itaparica:


Proteger a Lagoa de Itaparica, principal lagoa marginal do Rio São Francisco, que funciona como local de reprodução dos organismos aquáticos, fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros. Além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali vivem, através de metodologia participativa baseada na conscientização ambiental e no fomento de atividades que propiciem o desenvolvimento sócio econômico sem agressão ao equilíbrio ecológico e cultural.

Localização e área:

A APA está localizada no semi-árido nordestino, na margem do Rio São Francisco, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. A APA Lagoa de Itaparica tem uma área total de 78.450 ha.

Atributos Naturais:

Na serra de Santo Inácio, a visão da Lagoa de Itaparica impressiona pela beleza do espelho d’água rodeado por uma singular mata de carnaúba, que ocupa toda margem direita, e por uma cadeia de dunas fixas ao fundo.

A Lagoa de Itaparica é considerada um berçário natural, nela organismos aquáticos, que compõem o sistema do rio São Francisco, encontram condições favoráveis para reprodução e desenvolvimento.

A fauna da APA é rica e diversificada, destacando-se as aves que povoam as margens da Lagoa.

A caatinga é a vegetação predominante na APA, sendo que na serra é comum a presença de campos rupestres. Os riachos que abastecem a lagoa formam belas cachoeiras e veredas de carnaúba.

No alto da serra ainda se encontram pinturas rupestres preservadas e reluzentes campos de areia.

Aspectos Relevantes:

Pinturas rupestres
Vila histórica de Santo Inácio
Benzedeira no povoado Lagoa dos Gomes, na margem da Lagoa
Cachoeira do “Saltão”
Cachoeira do Encantado
Mata de Carnaúba
Lagoa de Itaparica

Principais Conflitos Ambientais:

Retirada sem licença de pedra, areia, cristal, ouro e diamante.
Pesca predatória
Caça predatória
Desmatamento
Queimadas

Por: Romeu Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro – Vice de Ivonilton Vieira pode ser considerado inelegível pela justiça eleitoral:

Adenilton Alves de Almeida pré-candidato a vice na chapa majoritária de Ivonilton Vieira figura na seleta lista dos fichas sujas.  No início da tarde da última quinta-feira (05/07), atendendo a determinação legal, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, e o Corregedor da Instituição, Conselheiro Raimundo Moreira, entregaram à Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Desembargadora Sara Silva de Brito, as listas referentes a rejeições de contas das Prefeituras, das Câmaras Municipais e das entidades descentralizadas, nos últimos sete anos (de 2004 a 2010). Adenilton Alves protagoniza na lista por irregularidades pertinentes aprovações nas contas da Câmara Municipal referente aos exercícios de 2007 e 2008 no qual em 2009 o TCM imputou-lhe multa de R$ 1.500,00 e determinou a formulação de representação ao Ministério Público por irregularidades baseada no descumprimento do artigo 29-A da Constituiçã...

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, et...

Jovem natural de Irecê é sequestrado e morto na região de Jacobina

Um jovem de 20 anos, identificado por Aldair de Barros Santos, natural de Irecê, foi sequestrado por homens armados que o surpreenderam em sua casa, no bairro Jacobina IV, na cidade de Jacobina. Já no final da manhã de quarta-feira (08), numa estrada vicinal que dá acesso ao município de Miguel Calmon, o corpo de Aldair foi localizado. Ele foi morto com vários tiros na cabeça. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O corpo foi reconhecido pela família da vítima. De acordo com a polícia, Aldair era suspeito de tentativa de homicídio em Canarana. Familiares disseram que ele há cerca de três anos esteve preso durante seis meses no Complexo Policial de Irecê, sob acusação de assassinato. A vítima mudou para Jacobina há três meses onde vendia pães na rua. O corpo de Aldair foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina e seguiu para a cidade de Irecê. Fonte: Central Notícia