Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Importância da APA Lagoa de Itaparica:


Proteger a Lagoa de Itaparica, principal lagoa marginal do Rio São Francisco, que funciona como local de reprodução dos organismos aquáticos, fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros. Além de melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali vivem, através de metodologia participativa baseada na conscientização ambiental e no fomento de atividades que propiciem o desenvolvimento sócio econômico sem agressão ao equilíbrio ecológico e cultural.

Localização e área:

A APA está localizada no semi-árido nordestino, na margem do Rio São Francisco, abrangendo os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. A APA Lagoa de Itaparica tem uma área total de 78.450 ha.

Atributos Naturais:

Na serra de Santo Inácio, a visão da Lagoa de Itaparica impressiona pela beleza do espelho d’água rodeado por uma singular mata de carnaúba, que ocupa toda margem direita, e por uma cadeia de dunas fixas ao fundo.

A Lagoa de Itaparica é considerada um berçário natural, nela organismos aquáticos, que compõem o sistema do rio São Francisco, encontram condições favoráveis para reprodução e desenvolvimento.

A fauna da APA é rica e diversificada, destacando-se as aves que povoam as margens da Lagoa.

A caatinga é a vegetação predominante na APA, sendo que na serra é comum a presença de campos rupestres. Os riachos que abastecem a lagoa formam belas cachoeiras e veredas de carnaúba.

No alto da serra ainda se encontram pinturas rupestres preservadas e reluzentes campos de areia.

Aspectos Relevantes:

Pinturas rupestres
Vila histórica de Santo Inácio
Benzedeira no povoado Lagoa dos Gomes, na margem da Lagoa
Cachoeira do “Saltão”
Cachoeira do Encantado
Mata de Carnaúba
Lagoa de Itaparica

Principais Conflitos Ambientais:

Retirada sem licença de pedra, areia, cristal, ouro e diamante.
Pesca predatória
Caça predatória
Desmatamento
Queimadas

Por: Romeu Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Gentio do Ouro aluga Casa ‘Fantasma’ do Estudante

Apenas no ano de 2013, foram observados pagamentos no valor de R$ 30.355,50 (trinta mil, trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos), em nome do suposto dono do imóvel, sendo que o valor total do contrato para o ano de 2013 foi de R$ 56.777,50 (cinquenta e seis mil, setecentos e setenta e sete reais e cinquenta centavos).

Gentio do Ouro – Conheça o plano de governo do candidato Robério Cunha:

  O candidato do PP a Prefeitura de Gentio do Ouro, Robério Cunha disponibilizou através do site do TSE o seu plano de governo divido em 10 eixos administrativos: - ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: 01- Implantar Governo em que as prioridades da administração serão definidas em conjunto com a comunidade, garantindo a participação cidadã e controle social, visando o desenvolvimento de uma cultura democrática e transformadora na vida pública de nosso município; 02- Governar com transparência, ética, impessoalidade e eficiência, dialogando com os diversos segmentos da sociedade, fortalecendo os conselhos, sindicatos, associações, para a boa aplicação dos recursos públicos; 03- Atuar junto as outras prefeituras da região para integração econômica, através do uso racional dos recursos públicos, buscando o planejamento conjunto para a realização de obras nos municípios, aquisições de material, contratação de profissionais (médicos) e uso partilhado de máquinas (tratores, patro...

Servidores municipais de Gentio do Ouro ameaçam entrar em greve dia 13 de Setembro:

Os servidores de estabelecimentos de ensino público municipal de Gentio do Ouro ameaçam paralisar suas atividades no dia 13 de setembro, caso as solicitações enviadas à Prefeitura não sejam atendidas. A paralisação encabeçada pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Gentio do Ouro) pode ser responsável pela primeira em todo período de emancipação politica. As principais reivindicações referem-se à reestruturação salarial para professores com nível superior, retroatividade no reajuste salarial e a concessão de triênio e quinquênio. Infelizmente em Gentio do Ouro, os professores ainda encontram raízes amargas para ministrarem o ensino, caracterizado pela desvalorização e falta de respeito à classe. Por: Romeu Junior