Pular para o conteúdo principal

Apagão atinge a cidade de Gentio do Ouro por quase 5 horas:


Nesta quinta-feira (25) por volta de 23h30min a população do município de Gentio do Ouro foi pega de surpresa com uma queda brusca de energia, deixando a cidade às escuras por quase 5 horas. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 03h45min do dia 26/10.

A ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta sexta-feira (26) que um curto-circuito provocou o apagão que deixou todo o Nordeste e parte do Norte do país sem energia no final da niote de ontem e na madrugada de hoje.

Em nota divulgada em seu site, o ONS diz que o problema aconteceu às 0h14 da sexta (23h14, no horário da Bahia) e afetou inicialmente o segundo circuito da linha de transmissão em 500 KV Colinas (TO)-Imperatriz (MA), um ponto que fornece energia para vários estados brasileiros.

linha faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, que é de propriedade da empresa transmissora TAESA. A ONS explica ainda que a região Nordeste sofreu um desligamento total das cargas - um montante de 9.500 MW. No Norte, 77% da carga total foi desligada.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas, nem a cidade de Belém (PA), que foi suprida diretamente pela usina de Tucuruí. Cerca de 4 horas depois do começo do apagão, 70% das cargas já estavam restabelecidas, segundo ONS.

A nota divulgada pela ONS não menciona nenhum incêndio, como foi citado pelo diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, em entrevista hoje ao "Bom Dia Brasil". "Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste".

Por: Romeu júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...