29/10/2012

Apagão atinge a cidade de Gentio do Ouro por quase 5 horas:


Nesta quinta-feira (25) por volta de 23h30min a população do município de Gentio do Ouro foi pega de surpresa com uma queda brusca de energia, deixando a cidade às escuras por quase 5 horas. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 03h45min do dia 26/10.

A ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta sexta-feira (26) que um curto-circuito provocou o apagão que deixou todo o Nordeste e parte do Norte do país sem energia no final da niote de ontem e na madrugada de hoje.

Em nota divulgada em seu site, o ONS diz que o problema aconteceu às 0h14 da sexta (23h14, no horário da Bahia) e afetou inicialmente o segundo circuito da linha de transmissão em 500 KV Colinas (TO)-Imperatriz (MA), um ponto que fornece energia para vários estados brasileiros.

linha faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, que é de propriedade da empresa transmissora TAESA. A ONS explica ainda que a região Nordeste sofreu um desligamento total das cargas - um montante de 9.500 MW. No Norte, 77% da carga total foi desligada.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas, nem a cidade de Belém (PA), que foi suprida diretamente pela usina de Tucuruí. Cerca de 4 horas depois do começo do apagão, 70% das cargas já estavam restabelecidas, segundo ONS.

A nota divulgada pela ONS não menciona nenhum incêndio, como foi citado pelo diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, em entrevista hoje ao "Bom Dia Brasil". "Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste".

Por: Romeu júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do Blog ConeXão Gentio do Ouro reserva-se no direito de apagar tais mensagens.