Pular para o conteúdo principal

Novo prefeito de Xique-Xique promete governar com democracia:


“As secretarias e demais órgãos municipais serão comandados por profissionais capacitados, tendo-se a competência técnica como principal determinante para o preenchimento destes cargos”

Em entrevista exclusiva ao Pagina Revista, Ricardo Bessa Magalhães, 36 anos de idade, eleito prefeito de Xique-Xique com 13.425 votos promete fazer um governo sem perseguições, com transparência e participação pública. Quando perguntado se em seu governo seria um homem de ação, ou de promessas fáceis, respondeu se dizendo ser responsável e cumpridor de seus compromissos.

Veja entrevista completa:

Jornal Pagina Revista – Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, o sr. é o novo prefeito de Xique-Xique, eleito com 13.425 votos, contra 11.816 votos do seu adversário político Renan Braga. O que significa essa vitória para o novo gestor do Município?

Resposta – É uma grande vitória, sim. E para mim, significa principalmente, a oportunidade de prestar a minha colaboração pessoal para o desenvolvimento do Município e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A oportunidade de juntos, construirmos uma nova história para Xique-Xique! 

Pagina Revista – A organização de sua campanha e coligação já tem um plano de Governo para administrar Xique-Xique? Se tiver, será distribuído para a população?

Resposta - Temos, é claro! É um Programa de Governo elaborado em conjunto com a comunidade, para contemplar as principais necessidades do Município. Este Programa já foi distribuído, mas vamos providenciar uma nova distribuição para que todos possam conhecer o nosso Programa e colaborar para juntos construirmos uma nova história em Xique-Xique!  

Pagina Revista – Dr. Ricardo, o sr. conhece ou já leu o PDU (Plano Diretor Urbano) de Xique-Xique? 
Resposta – Lógico que sim! O PDDU, ou Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, é um instrumento importante não só para o desenvolvimento, mas também para a qualidade de vida; tão importante, aliás, que deve ser amplamente debatido com toda a comunidade para que sejam tomadas as decisões corretas.  

Pagina Revista – No PDU constam as revitalizações do Cais, da Praça Presidente Vargas e da Rua Benjamin Constante. O sr. tem plano de colocar em prática tais indicações?

Resposta – Com muito trabalho e a ajuda de Deus, pretendemos realizar as obras necessárias, de acordo com a realidade e as prioridades do Município, que serão definidas depois de ouvida a população. Vamos fazer uma administração democrática, com a participação da sociedade. 

Pagina Revista – Constam ainda, no PDU, a revitalização da Lagoa de Contenção de Águas Pluviais, e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto. O sr. tem planos de executar ou iniciar essas importantes obras?

Resposta – Como eu já disse, pretendemos executar diversas obras, com recursos próprios e através de parcerias com os governos estaduais e federais; as prioridades serão definidas de acordo com as necessidades da população de Xique-Xique.   

Pagina Revista – O prefeito da cidade de Newark (EUA) Cory Booker, conseguiu criar 4.000 empregos para os moradores de sua cidade, qualificando-os em áreas diversas. O sr. tem algum plano de qualificação ou aperfeiçoamento para os xiquexiquenses, visando empregá-los em  projetos como Baixio de Irecê, qualificando a mão de obra para que os melhores empregos sejam preenchidos pelos munícipes? 

Resposta – Pretendemos implantar, sim, cursos profissionalizantes voltados não apenas para o Baixio de Irecê, mas para toda a demanda regional, para que nossos trabalhadores, especialmente os nossos jovens, tenham oportunidades no mercado.  

Pagina Revista – Os Secretários Municipais são de fundamental importância para a administração e o desenvolvimento do Município. Qual será o seu critério de escolha? Político ou técnico? Todos os seus antecessores usaram predominantemente o critério politico. O novo prefeito vai segui-los, ou pretende inovar?
Resposta - O item 03 do nosso Programa de Governo diz: “As secretarias e demais órgãos municipais serão comandados por profissionais capacitados, tendo-se a competência técnica como principal determinante para o preenchimento destes cargos”. A competência dos servidores é fundamental para o sucesso de uma administração.

Pagina Revista – As duas principais funções de um vereador são a fiscalização e a apresentação de projetos para o desenvolvimento de um município. O que o Dr. Ricardo fará para que essas funções sejam realmente exercidas?
Resposta – Este assunto também está mencionado no nosso Programa de Governo que diz no seu item 10, que iremos “Governar Xique-Xique acima dos interesses partidários, priorizando os interesses da população, buscando a integração junto ao Legislativo, ao Judiciário e aos diversos setores da sociedade, combatendo ferozmente a política assistencialista, em respeito à soberania do povo”. Vamos buscar a integração entre os três poderes, fortalecendo a democracia.

Pagina Revista – Sabe-se que a Educação Pública no Brasil está cada vez mais decadente. Quais são os seus projetos para a melhoria da qualidade da educação bem como a qualificação dos seus técnicos?
Resposta – A Educação é um assunto tão importante, que ganhou um capítulo especial em nosso Programa de Governo, do qual cito agora apenas o item 47: “Melhorar a Educação Municipal, garantindo vagas a todas as crianças e adolescentes de Xique-Xique, com melhoria da merenda e do transporte escolar, promovendo a formação continuada dos profissionais da Educação, através de incentivo administrativo e financeiro para a formação de educadores”. Temos todo um leque de projetos para a Educação (com “E” maiúsculo) em Xique-Xique.

Pagina Revista – A população tem reclamado muito em relação ao trabalho da recolocação do calçamento nas ruas onde foi iniciada - e abandonada pela EGC - a rede de esgoto. O sr. está ciente destes problemas e de como pretende saná-los? 
Resposta – Estou ciente e repito: vamos realizar as obras necessárias, de acordo com a realidade e as prioridades do Município, definidas depois de ouvida a população. Pode apostar que os problemas serão sanados.

Pagina Revista – Um problema crônico na região e no Município é a falta de emprego e renda. Qual será a sua ação nessa área para minimizar ou acabar com esse problema?
Resposta - Quando você promove o desenvolvimento, empregos são automaticamente gerados; assim aconteceu nos governos do presidente Lula e deverá acontecer aqui em Xique-Xique.  Temos diversas alternativas para gerar empregos e renda que, como você disse, estão realmente entre as maiores carências do Município.

Pagina Revista – Xique-Xique tem mais de 250 km de margem de rio, e quase 60 ilhas fluviais; o Município está constantemente importando frutas e verduras de outras regiões. Qual a sua proposta para transformar o Município de importador em exportador de frutas e verduras, ou torná-lo autossuficiente em produtos agrícolas? O sr. tem planos de criar uma secretaria da agricultura?

Resposta – A agropecuária é, realmente, uma vocação natural do Município, diante da nossa privilegiada situação geográfica, e pode se transformar em grande fonte de empregos e renda para a população. Atentos a este fato, temos um capítulo inteiro do nosso Programa de Governo dedicado a esta atividade econômica. Vamos incentivar muito a agropecuária em Xique-Xique!

Pagina Revista – Xique-Xique tem potencial para o turismo (Rio São Francisco, dunas, passeios ecológicos, Chapada Diamantina, PAPP (Parque Aquático) etc.). O turismo é chamado de a “Indústria sem Chaminé”. Qual é a sua visão sobre o turismo como gerador de emprego e renda para o Município? O sr. considera viável ou não? O novo prefeito trabalhará com o propósito de alavancar a Indústria sem Chaminé na região?

Resposta – A indústria do turismo é uma das atividades que mais geram empregos em todo o mundo e não podemos desprezar o potencial de Xique-Xique, especialmente no que se refere ao turismo ecológico e de lazer. Vamos alavancar o turismo, sim; atentos, porém à preservação do meio ambiente, que é essencial ao desenvolvimento sustentável e à própria vida.

Pagina Revista – Já está provado que o Esporte é um fator decisivo para afastar os jovens das drogas e do álcool. Qual é a sua opinião sobre essa afirmação? O sr. tem algum plano para transformar a cidade em um celeiro de atletas, ou de criar uma secretaria do esporte e da juventude?  

Resposta – A juventude representa o futuro; a falta de opções para a juventude é, a nosso ver, uma das maiores carências de Xique-Xique e faz com que os nossos jovens abandonem a nossa terra. Teremos uma série de políticas públicas especiais para os jovens, no que se refere à educação, esporte, cultura, trabalho e lazer. Vamos construir uma nova história para a juventude de Xique-Xique!  

Pagina Revista – Quais características marcarão a sua administração? Como gestor, o sr. será um homem de ação, ou de promessas fáceis? 

Resposta – Até por temperamento, eu não sou um homem de promessas fáceis; sou muito responsável e faço questão de cumprir todos os compromissos que assumo. Esta grande vitória e a confiança de nossa gente aumentam ainda mais a nossa responsabilidade. Vamos trabalhar muito, sim; e vamos construir uma nova história para Xique-Xique.

Pagina Revista – Suas considerações finais. 

Quero agradecer a confiança da população e garantir que vamos governar para todos em Xique-Xique, sem perseguições nem favorecimentos, independentemente de ideologia ou partido político. Quero convidar todas as pessoas que amam nossa terra, para participar do nosso trabalho. A união faz a força; unidos vamos fazer Xique-Xique melhor, para nossa gente viver melhor!

Fonte: Jornal Pagina Revista – www.paginarevista.com.br

Comentários

  1. Paulo Rodrigues dos Santos(paulorod986@yahoo.com14 outubro, 2012

    Senti firmeza nas palavras do novo prefeito!
    Espero mesmo que ele mude historicamente Xique-Xique, porque essa populaçao sofrida merece.
    Xique-Xique, prescisa muito e urgente de um saneamento básico, onde já se viu uma cidade desse porte ainda nao ter um tratamento de esgoto adequado para sua populaçao, e que é mais curioso é que a populaçao paga por isso e nao recebe.
    Muito obrigado pelo espasso, e espero ouvir noticias boas de Xique-Xique.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Jovem que passava férias em Gentio do Ouro morre em acidente de moto

Na tarde da última quarta-feira (11), aconteceu em Gentio do Ouro/BA, um grave acidente de moto que ceifou a vida de uma jovem de 18 anos de idade. Segundo informações preliminares, a tragédia aconteceu em uma estrada vicinal entre a comunidade de São Felipe e a sede do município. A jovem Maria Costa estava na garupa da motocicleta, guiada pelo namorado Igor Silva -; que teve fraturas pelo corpo e passa bem. O casal que reside em São Paulo estava de férias em Gentio do Ouro, na casa dos pais de Igor Silva, na comunidade de São Felipe, interior do município.  O traslado do corpo está previsto para seguir para a cidade de Mombaça no Ceará ainda essa semana, terra natal da jovem Maria Costa.