Pular para o conteúdo principal

GENTIO DO OURO - REUNIÃO PÚBLICA REALIZADA PELA EMBASA APRESENTA ESGOTAMENTO SANITÁRIO:

 
Em reunião pública na tarde de ontem, 6, na Câmara Municipal de Vereadores de Gentio do Ouro, a Embasa apresentou o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que foi implantado na cidade, e já começou a atender a maioria das residências na sede do município.

O gerente da Divisão Técnica de Tratamento de Esgoto, João Marcelo Coelho, apresentou as características técnicas e os componentes do sistema, além da importância da rede coletora de esgotos para a saúde pública e preservação ambiental.
 
A gerente comercial da Unidade Regional de Irecê, Jocileide Lopes, explicou aos presentes a base legal para cobrança da tarifa de esgoto, que incide em 80% do valor da conta de água. Ela também comentou sobre a Lei 7.307/98, que trata da obrigatoriedade do morador em fazer a ligação do imóvel para a rede pública de esgotamento.
 
Também participaram da reunião o gerente regional da Embasa em Irecê, Raimundo Neto, a assistente social da unidade, Ana Karina Moitinho, além do gerente do Escritório Local de Central, Pedro Rocha, que atende a cidade de Gentio do Ouro.
 
De acordo com a assistente social Ana Karina, a reunião atingiu seu objetivo. “As pessoas mostraram que estavam interessadas no assunto, e compareceram para participar mesmo do processo, e não apenas para ouvir”, opinou.
 
O gerente João Marcelo também avaliou a reunião positivamente. “Houve uma presença expressiva da população. Percebemos que conseguimos discutir o assunto devido à postura da Embasa, que foi firme e ao mesmo tempo, flexível”, disse o técnico. “Estamos à disposição para demandas futuras”, finalizou.
 
Novos Poços – Raimundo Neto aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas da comunidade a respeito do abastecimento de água na cidade, que está comprometido devido à estiagem. “Estamos trabalhando para implantar dois poços ainda este semestre na cidade.
 
Com esses equipamentos em operação, o serviço de fornecimento de água em Gentio do Ouro vai melhorar substancialmente”, informou o gerente regional.
 
Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...