Pular para o conteúdo principal

Garimpeiros se unem e criam associação dos mineradores de Gentio do Ouro


Com a presença de um considerável número de garimpeiros, empresários representantes do comercio local, empresários no ramo de extração de minério, alguns secretários municipais, presidentes de sindicatos e do prefeito municipal Ivonilton Vieira, foram discutidos os itens propostos para que se concretize esse tão importante passo para toda população do nosso município.

Já na sua primeira participação o Sr. Ivonilton deixou bem claro que seria falta de respeito para com a assembleia o fato de alguém se manifestar com discursos de cunho político partidário ou até mesmo em defesa de empresários do ramo de extração de minérios que até o momento não demonstraram nenhum compromisso com o município de Gentio do Ouro. De uma maneira bastante sucinta argumentou que o único proposito naquele instante era desenvolver ações que viessem agregar benefícios à comunidade que está ligada diretamente à extração natural dos minérios das nossas terras - os garimpeiros.

O Sr. Ivonilton Vieira anunciou também sua primeira contribuição de ordem pessoal - ELE DEIXOU ISSO BEM CLARO: Estou falando como cidadão de Gentio do Ouro e não como Gestor Municipal - O Sr. Ivonilton anunciou uma doação no valor de R$ 3.000,00 (Três mil reais) para ser depositado na conta bancária da AGGE (Associação dos Garimpeiros Gentiourenses) assim que for aberta, anunciou junto ao Sr. Adilton Franca - Secretario de transportes - o melhoramento na estrada de rodagem que liga a sede do município ao garimpo da Vita e ainda está analisando a possibilidade da abertura de um poço artesiano para facilitar a situação dos garimpeiros que trabalham naquela região.

O Prefeito municipal Ivonilton Vieira que teve e tem uma participação muito importante como Gestor e como Cidadão Gentiense nas idéias que buscam organizar o segmento em questão, deixou bem claro para todos os presentes que as suas intenções em ajudar os garimpeiros são antes de qualquer coisa uma questão de honra tendo em vista as suas origens e complementou dizendo que nenhuma força humana será capaz de pará-lo no que diz respeita ao senso de defesa pelo município de Gentio do Ouro. 

Fonte: www.facebook.com/comunicagentio.doouro




Comentários

  1. Fui a Gentio do Ouro a passeio nos dias 07 até 12/10 achei cidade incrível aconchegante e organizada, sobre o garimpo só com organização e trabalho em equipe venceremos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

Conheça o Restaurante e Lanchonete Gentiourense

A boa comida e o atendimento de excelência são os nossos estandartes. Conosco os alimentos são confeccionados com o maior cuidado, tanto a nível das medidas de higiene, como ao nível do sabor, textura e apresentação. Os nossos colaboradores são profissionais com larga experiência no mercado e os nossos serviços incluem, almoços, jantares, eventos etc. Aqui você encontra os melhores exemplos da fusão gastronômica. Contamos com o nosso conhecimento e experiência para o servir-lo de forma eficiente e satisfatoria. Venha saber mais sobre os nossos serviços e produtos, estamos ao seu dispor para responder a todas as suas necessidades. Estamo localizado na Av. Engenheiro George Corbisier, nº 560 - Jabaquara - São Paulo / Fone: 11 5011-1766 ou 11 5011-1761

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...