Pular para o conteúdo principal

Novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia é de Gentio do Ouro:

O desembargador Eserval Rocha foi eleito, na manhã desta quarta-feira (20/11), presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para o biênio 2014/2015. O novo presidente foi eleito por maioria absoluta, com 22 votos. Quarenta e um desembargadores participaram da Sessão Plenária.
 
A sessão foi presidida pela desembargadora Silvia Zarif, decana da Corte. A votação foi secreta e realizada através de cédula impressa. Concorreram com o presidente eleito as desembargadoras Licia de Castro Laranjeira Carvalho, que recebeu 14 votos e a desembargadora Ivete Caldas, que obteve 5 votos.
 
Foram eleitos, também, os demais integrantes da Mesa Diretora. Para a 1ª Vice-Presidência, foi eleita desembargadora Verá Lúcia Freire de Carvalho. A desembargadora Maria da Purificação da Silva vai assumir a 2ª Vice-Presidência do Tribunal.
 
A Corregedoria Geral de Justiça será ocupada pelo desembargador José Olegário Monção Caldas e a Corregedoria das Comarcas do Interior vai ficar a cargo da desembargadora Vilma Costa Veiga.
 
Concorreram à eleição, regida pela Resolução n.º 23, de 2009, os desembargadores mais antigos do Tribunal de Justiça, que puderam se inscrever para qualquer um dos cargos.
 
A posse dos novos integrantes da Mesa Diretora será realizada no dia 3 de fevereiro de 2014.
 
Trajetória

O desembargador Eserval Rocha nasceu na cidade baiana de Gentio do Ouro, ingressou na magistratura em 1981 e foi eleito desembargador em setembro de 2004. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1976, atuou nas comarcas de Euclides da Cunha, Jequié, Ipiaú, Barreiras, Campo Formoso, Irecê, Senhor do Bomfim, Ibotirama, Tucano, Santa Maria da Vitória, Correntina, Serra Dourada, dentre outras.
 
Em 1990 foi promovido para a capital onde atuou nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais e na Corregedoria. Foi presidente do Conselho da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e da 1ª Câmara Criminal.
 
Atualmente ele ocupa a 1ª Vice-Presidência do TJBA e é o presidente em exercício.
 
Texto: Agência TJBA de Notícias / Fotos: Nei Pinto 
Fonte: www.irecereporter.com.br

Comentários

  1. Quanto orgulho!
    A minha querida cidade mostrando a que veio!

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se

Jovem que passava férias em Gentio do Ouro morre em acidente de moto

Na tarde da última quarta-feira (11), aconteceu em Gentio do Ouro/BA, um grave acidente de moto que ceifou a vida de uma jovem de 18 anos de idade. Segundo informações preliminares, a tragédia aconteceu em uma estrada vicinal entre a comunidade de São Felipe e a sede do município. A jovem Maria Costa estava na garupa da motocicleta, guiada pelo namorado Igor Silva -; que teve fraturas pelo corpo e passa bem. O casal que reside em São Paulo estava de férias em Gentio do Ouro, na casa dos pais de Igor Silva, na comunidade de São Felipe, interior do município.  O traslado do corpo está previsto para seguir para a cidade de Mombaça no Ceará ainda essa semana, terra natal da jovem Maria Costa.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.