Pular para o conteúdo principal

Quase cem pássaros silvestres são apreendidos em criadouro irregular em Gentio do Ouro

Em ação executada na tarde desta terça-feira, dia 15 de abril de 2014, quatro servidores da Comarca de Gentio do Ouro atuando como Oficiais de Justiça designados, com o apoio da Polícia Militar, deram cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão nas residências de quatro moradores da localidade acusados de praticarem crimes ambientais. A determinação foi do Juiz substituto da Comarca, Dr. Fernando Antônio Sales Abreu, atendendo ao pedido feito pelo Ministério Público do Estado da Bahia, após o recebimento de denúncia anônima.

No total foram apreendidas 51 gaiolas, alçapões, redes de captura de pássaros, telas para confecção de viveiros, ração, várias caixas de medicamentos veterinários, uma espingarda cartucheira calibre 32, quinze cartuchos e 74 pássaros silvestres, vários, inclusive, machucados gravemente, de espécies como cardeal (cabeça vermelha), estevão, pássaro preto, canário da terra, azulão, papa-capim, pintassilgo, pêga, periquito, coleira, entre outras. Ninguém foi preso, mas a ação continua em trâmite na Comarca.

Conforme informações apuradas com o Juiz da Comarca, os pássaros foram levados, em caráter provisório, para a delegacia local onde ficarão sob a guarda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, posteriormente, em cerca de vinte e quatro horas, deverão ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) – órgão ligado ao IBAMA – da cidade de Vitória da Conquista.

Hoje, 16/04, por volta das 10:00 horas da manhã, 72 dos 74 pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, órgão ligado ao IBAMA, da cidade de Vitória da Conquista - Bahia, conduzidos por uma equipe da Polícia Ambiental de Lençóis. Dois pássaros ficaram porque sua criação em cativeiro é permitida por Lei.

As fotos mostram o material apreendido exposto em frente ao Fórum da Comarca de Gentio do Ouro.

Vídeo: http://youtu.be/0_kP3mTnJZ8

Fotos, texto e vídeo: Reinato Silva

Comentários

  1. Parabens as autoridades competentes por esta acao! Nos defensores do meio ambiente que somos maioria, não devemos nos intimidar com uma pequena parcela que descumpre a Lei, principalmente a Lei da consciência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg