Pular para o conteúdo principal

Jovens de Ipupiara celebram 1 ano da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

JOVENS DE IPUPIARA SE REUNIRAM PARA CELEBRAR 1 ANOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Na noite de 28 de julho, alguns jovens ipupiarenseses se reuniram para celebrar 1 ano da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013. Na oportunidade 23 jovens ipupiarenses estiveram presentes e puderam vivenciar momentos especiais.

Um ano depois os jovens realizaram um momento de oração seguido de confraternização. Não foi possível a participação de todos os jovens que estiveram na jornada, por motivos de trabalho e alguns estarem residindo em outras cidades.

A Jornada Mundial da Juventude também conhecido como JMJ é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos  de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos para os jovens e com os jovens.

No Rio aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013. Pela primeira vez, esse evento ocorreu em um país cuja língua portuguesa é majoritária, e pela segunda vez em um país da América do Sul - o primeiro encontro no subcontinente foi na Argentina em 1987.
A escolha da cidade brasileira foi feita pelo então Papa Bento XVI em 2011, no encerramento da JMJ daquele ano.
Com a renúncia do Papa Bento XVI em fevereiro de 2013, o evento foi conduzido pelo seu sucessor, Papa Francisco. Foi o primeiro encontro do novo papa com a juventude católica e também o primeiro evento internacional do seu pontificado.
A JMJ Rio 2013 foi considerada como "o maior evento da história do Rio de Janeiro" pelo prefeito da cidade.

Por: Romeu Júnior

Fonte: ipupiara.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...