Xique-Xique pode ficar sem água em 40 dias, diz diretor de águas da prefeitura


A escassez de chuva que atinge o Vale do São Francisco há 120 dias pode fazer com que a cidade de Xique-Xique fique sem água se a situação não for revertida, afirmou Edgardo Pessoa Filho, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ligado à prefeitura local. “Se o cenário não for alterado, o abastecimento de Xique-Xique pode ser interrompido em 40 dias”, observou nesta terça-feira (22), durante entrevista a uma rádio local. 

Segundo ele, a falta de chuvas fez com que o volume de água do Canal do Guaxinim baixasse significativamente, o que afetou a navegabilidade e a agricultura da região. 

Edgardo defendeu que o racionamento não é uma solução, já que o problema não é a quantidade de água e sim a fonte. “A grande questão é que o braço onde captamos água está perdendo a ligação com o rio. Podemos fazer a drenagem e alargar o canal, o que acaba sendo um paliativo se o volume de água continuar caindo. 

Outra solução é diversificar a fonte, mas essa opção depende de um grande investimento que o município não pode fazer sozinho”, alertou. Ele e o prefeito Ricardo Bessa Magalhães devem inspecionar o local para buscar um diagnóstico mais preciso.

Informações do site Sertão Baiano.
Fonte: bahianoticias.com.br

Comentários