CONHEÇA OS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA E O PANORAMA DE COLIGAÇÕES

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE CADA UM DELES



O Conexão Gentio do Ouro traz a lista de quem são eles e apresenta um pouco de cada trajetória. Confira abaixo a relação, que está em ordem alfabética.

LÍDICE DA MATA
Candidata a governadora: Lídice da Mata (PSB)
Vice-governador: Eduardo Vasconcelos (PSB)

Candidata a senadora: Eliana Calmon (PSB)

Coligação: Um novo caminho para a Bahia (PSB e PSL, PPL)





Informações sobre os candidatos:

A economista Lídice da Mata concorre pela segunda vez ao Governo da Bahia - a primeira vez foi em 1990. Lídice iniciou sua carreira política em 1982, como vereadora da capital baiana, e em 1986 elegeu-se deputada federal. Venceu as eleições municipais de 1992, tornando-se a primeira e única prefeita da história de Salvador. Em 1998, dois anos após deixar a prefeitura, foi eleita deputada estadual e reeleita em 2002. Em 2006, voltou ao Congresso como deputada federal e, quatro anos depois, eleita a primeira senadora baiana.



MARCOS MENDES
Candidato a governador: Marcos Mendes (PSOL)
Vice-governador: Ronaldo Santos (PSOL)

Candidato a senador: Hamilton Assis (PSOL)

Coligação: PSOL




Informações sobre os candidatos:
Presidente do PSOL na Bahia, Marcos Mendes é geólogo de formação. Iniciou a vida política militando no movimento estudantil e concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2006, como deputado federal. Em 2008, foi candidato a vereador em Salvador; em 2010, disputou o cargo de governador e, em 2012, concorreu novamente como vereador.


PAULO SOUTO
Candidato a governador: Paulo Souto (DEM)

Vice-governador: Joaci Góes (PSDB)

Candidato a senador: Geddel Vieira Lima (PMDB)

Coligação: Unidos pela Bahia (DEM, PRB, PV, PTC, PSC, PMDB, PR, PSDB, PTN, Solidariedade, PROS, PHS, PPS, PRP, PSDC, PTdoB)


Informações sobre os candidatos:
Graduado em Geologia, Paulo Souto iniciou a carreira política nas eleições estaduais de 1990, como vice-governador de Antônio Carlos Magalhães. Foi eleito governador da Bahia em 1994 e senador em 1998. Quatro anos depois, venceu novamente as eleições para governador da Bahia. Em 2007, após segundo mandato como gestor do Estado, se tornou o presidente do DEM na Bahia.


RENATA MALLET
Candidata a governadora: Renata Mallet (PSTU)

Vice-governador: Carlos Nascimento (PSTU)

Coligação: PSTU





Informações sobre os candidatos:
Graduada em em Fonoaudiologia e mestra em Saúde Coletiva, Renata Mallet atualmente é bancária, mas já atuou como professora universitária. Iniciou trajetória política no movimento estudantil da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e posteriormente atuou em forças sindicais.


ROGÉRIO DA LUZ
Candidato a governador: Rogério Tadeu Da Luz (PRTB)

Vice-governador: Neto (PRTB)

Candidato a senador: Idalba Marins (PEN)

Coligação: Por uma Bahia Livre e Justa (PRTB e PEN)



Informações sobre os candidatos:
Presidente do PRTB na Bahia, Rogério Da Luz é analista de sistemas e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, nas eleições para governador da Bahia. Em 2004 e 2012, disputou as eleições para a Prefeitura de Salvador.


RUI COSTA

Candidato a governador: Rui Costa (PT)

Vice-governador: João Leão (PP)

Candidato a senador: Otto alencar (PSD)

Coligação: Pra Bahia Mudar Mais (PT, PP, PSD, PR, PCdoB, PDT, PTB)



Informações sobre os candidatos:
Formado em Economia, Rui Costa iniciou a vida política atuando em sindicatos ainda na década de 1980. Foi eleito vereador de Salvador em 2000 e reeleito em 2004. Se candidatou a deputado federal em 2006, e se elegeu para o cargo nas eleições de 2010.



Comentários