Pular para o conteúdo principal

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO
EPAMINONDAS ROCHA

A política de Gentio do Ouro vem ganhando força e ao mesmo tempo fazendo história, a cada dia, novos fatos vêm acontecendo, fatos esses que ficam registrados na mente das pessoas, histórias boas e ruins, mas que de certa forma serve para o próprio desenvolvimento político e cultural do município.

EDMUNDO PEREIRA BASTOS
Pensando nisso, o Conexão Gentio do Ouro, buscou informações sobre os prefeitos que já administraram o município e com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa cidade e que devem ser sempre lembrados.

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 22 prefeitos, o primeiro foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líderes políticos.
     
Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor da Bahia, o Coronel Reginaldo foi destituído com os decretos que suprimiram o Município de Gameleira do Assuruá. Presume-se que a supressão se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Alves Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.


Renovato Alves Barreto, foi chefe político de Santo Inácio, depois de Gentio do Ouro, foi Intendente (Prefeito) Municipal de Santo Inácio hoje município de Gentio do Ouro. Foi também uma das figuras mais importantes de nossa região.

IVONILTON VIEIRA
JOSÉ HENRIQUE 
Foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza.

Em 1941 sucedeu Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupado pelo estático Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva.

Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz e Ivonilton Vieira dos Santos (atual).

Epaminondas Rocha foi também Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

Fonte: luizdemaroca.blogspot.com.br
Adaptação: Romeu Júnior

Comentários

  1. José Henrique foi o prefeito q entregou a prefeitura a ivonilton e logo depois ivonilton jogou os pés nele. Uma grande covardiaa com um cara lutador e humilde como jose Henrique.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GENTIOURENSE IMPORTANTE – CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DO PREFEITO GETULIO RIBEIRO BARRETO:

Nascido em Gentio do Ouro , em 10 de dezembro de 1921, filho de Licinio Gomes Ribeiro e Francisca Alves Barreto. Fez os estudos primários em Gentio do Ouro. Mudou-se para Ipupiara, antigo Jordão, em 1939 onde se radicou, dedicando ao Comércio de tecidos. Sempre foi político, foi eleito Vereador na legislatura 1963 a 1967, eleito Prefeito em 1982, assumiu o Governo do município de Ipupiara em 31 de janeiro de 1983, cessando o seu mandato em 01 de janeiro de 1989.   Fonte: Prefeitura Municipal de Ipupiara

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se...

Prefeitura de Gentio do Ouro trabalhando:

A atual Administração do Município de Gentio do Ouro a cada dia que passa ganha novos admiradores, isso tudo devido a sua transparência e contínuo trabalho em prol do desenvolvimento. Atualmente a prefeitura Municipal, através de um intensivo trabalho concluiu a obra de recuperação da estrada de rodagem que liga a sede do município ao Distrito de Miroros/Ibipeba. A Obra foi realizada através de recursos próprios, onde a prefeitura investiu aproximadamente RS: 380.000,00 (Trezentos e oitenta mil reais). O cronograma de trabalho da Prefeitura, ainda registra a reconstrução em asfalto tipo TSD da BA 160, da principal via de acesso que liga o município Gentio do Ouro aos municípios de Xique-Xique e Barra do Rio Grande. Os serviços de terraplanagem serão concluídos nos próximos dias e o município de Gentio do Ouro já começa a sentir os benefícios produzidos por esta importante obra que está sendo realizada através de parceria entre a prefeitura municipal de Gentio do Ouro e o ...