DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO
EPAMINONDAS ROCHA

A política de Gentio do Ouro vem ganhando força e ao mesmo tempo fazendo história, a cada dia, novos fatos vêm acontecendo, fatos esses que ficam registrados na mente das pessoas, histórias boas e ruins, mas que de certa forma serve para o próprio desenvolvimento político e cultural do município.

EDMUNDO PEREIRA BASTOS
Pensando nisso, o Conexão Gentio do Ouro, buscou informações sobre os prefeitos que já administraram o município e com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa cidade e que devem ser sempre lembrados.

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 22 prefeitos, o primeiro foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líderes políticos.
     
Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor da Bahia, o Coronel Reginaldo foi destituído com os decretos que suprimiram o Município de Gameleira do Assuruá. Presume-se que a supressão se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Alves Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.


Renovato Alves Barreto, foi chefe político de Santo Inácio, depois de Gentio do Ouro, foi Intendente (Prefeito) Municipal de Santo Inácio hoje município de Gentio do Ouro. Foi também uma das figuras mais importantes de nossa região.

IVONILTON VIEIRA
JOSÉ HENRIQUE 
Foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza.

Em 1941 sucedeu Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupado pelo estático Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva.

Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz e Ivonilton Vieira dos Santos (atual).

Epaminondas Rocha foi também Deputado Estadual, na verdade um dos vultos mais importantes da nossa região.

Fonte: luizdemaroca.blogspot.com.br
Adaptação: Romeu Júnior
Tecnologia do Blogger.