Pular para o conteúdo principal

Aumento de salário dos vereadores de Gentio do Ouro vira caso de justiça

Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” 

GENTIO DO OURO | O grupo intitulado #Movimento_Revogação_Já entrou com uma medida cautelar pedindo intervenção judicial para impugnar e tornar nula a Lei Municipal de número 11/2016, de 30 de Setembro de 2016, de iniciativa do executivo; a qual fixa o salário do Presidente e dos Vereadores da Câmara Municipal ao teto de R$ 6 mil mensais.

A advogada responsável pela ação, Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” praticada pelo poder Executivo, quando, em 30 de setembro 2016 por livre e espontânea vontade encaminhou  projeto de lei para votação dos vereadores.

Não foi um Projeto indicado por nenhum dos vereadores. O Poder Executivo, de livre e espontânea vontade encaminhou o Projeto para votação”. Afirmou o presidente da Câmara Leonardo Gomes da Silva em entrevista ao jornal Pagina Revista.

Ainda segundo a Dra. Ana Flavia, a iniciativa para projeto de fixação do subsídio dos vereadores é de competência tão somente ao próprio Legislativo; ao executivo, cabe apenas vetar ou sancionar.

A alegada ilegalidade aborda pela Advogada, refere-se ao descumprimento dos requisitos específicos do texto constitucional, fixada no artigo 29, inciso V.

“Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

V – Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.

O processo foi protocolado no sistema eletrônico da Justiça nesta sexta-feira (05/12).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Uibaí que estava desaparecido é encontrado enterrado em cova

Desfecho trágico para o caso do jovem desaparecido em Uibaí na última terça-feira (26), Lázaro Novais Ferreira Lima, havia desaparecido misteriosamente, com as buscas, apenas a motocicleta do jovem havia sido localizada abandona numa estrada vicinal, na zona rural do município.  Ontem (28), familiares identificaram o corpo como sendo de Lázaro -, o rapaz foi encontrado enterrado em uma cova no município de Uibaí, microrregião de Irecê/BA.  Segundo a delegada Ezerlina Rocha, Felipe Eduardo Machado Santos, de 18 anos, confessou na tarde desta quinta-feira (28) a autoria do crime, dizendo ainda que o corpo da vítima estava enterrado em um matagal nas imediações da comunidade de Gia.  Ainda segundo as investigações, antes de ser enterrado, a vítima teria sido assassinada a tiros. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica efetuou a remoção do corpo para o instituto médico legal (IML) em Irecê/BA.  A população de Uibaí está consternada, amigos e ...

GENTIO DO OURO - ANIMAL É FLAGRADO EM PLENA PRAÇA PÚBLICA:

Um animal é flagrado transitando livremente no centro da cidade, bem próximo a Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro.

DESDE A SUA FUNDAÇÃO, GENTIO DO OURO TEVE EM SEU COMANDO 22 PREFEITOS

RENOVATO ALVES BARRETO EPAMINONDAS ROCHA