Pular para o conteúdo principal

Aumento de salário dos vereadores de Gentio do Ouro vira caso de justiça

Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” 

GENTIO DO OURO | O grupo intitulado #Movimento_Revogação_Já entrou com uma medida cautelar pedindo intervenção judicial para impugnar e tornar nula a Lei Municipal de número 11/2016, de 30 de Setembro de 2016, de iniciativa do executivo; a qual fixa o salário do Presidente e dos Vereadores da Câmara Municipal ao teto de R$ 6 mil mensais.

A advogada responsável pela ação, Dra. Ana Flávia da Silva Diogo, sustenta a tese na “Usurpação de Competência” praticada pelo poder Executivo, quando, em 30 de setembro 2016 por livre e espontânea vontade encaminhou  projeto de lei para votação dos vereadores.

Não foi um Projeto indicado por nenhum dos vereadores. O Poder Executivo, de livre e espontânea vontade encaminhou o Projeto para votação”. Afirmou o presidente da Câmara Leonardo Gomes da Silva em entrevista ao jornal Pagina Revista.

Ainda segundo a Dra. Ana Flavia, a iniciativa para projeto de fixação do subsídio dos vereadores é de competência tão somente ao próprio Legislativo; ao executivo, cabe apenas vetar ou sancionar.

A alegada ilegalidade aborda pela Advogada, refere-se ao descumprimento dos requisitos específicos do texto constitucional, fixada no artigo 29, inciso V.

“Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

V – Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.

O processo foi protocolado no sistema eletrônico da Justiça nesta sexta-feira (05/12).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.