Pular para o conteúdo principal

Em entrevista, o vereador Girlan admite não se abster na votação das contas do ex-prefeito Ivonilton Vieira



"Terei três opções para proceder no processo, votar SIM, NÃO ou optar por abstenção. A terceira opção seria fugir dos meus princípios, não sou covarde"
Em entrevista ao Blog Conexão Gentio do Ouro, o vereador Girlan Barreto (PSD) conta um pouco da sua trajetória, declarando com muita firmeza sua posição de oposição a atual administração do prefeito Robério Cunha (PDT), além de responder sobre o seu posicionamento na votação das contas do ex-prefeito Ivonilton Vieira. 

“Inicialmente exponho o meu repúdio ao sistema podre, corrupto e inconsequente do nosso país. Chegamos à câmara municipal de vereadores em janeiro de 2017 e seremos obrigados a votar contas do executivo do exercício de 2014 que foram apresentadas à câmara de vereadores em maio de 2016. Lamentável! Mas como se tornou responsabilidade nossa, desempenharemos o nosso papel esperando proceder independentemente de grupo partidário atual ou pelo qual fomos eleitos. Terei três opções para proceder no processo, votar SIM, NÃO ou optar por abstenção. A terceira opção seria fugir dos meus princípios, não sou covarde. Então nos restam duas opções e certamente votarei de pé e consciente da minha decisão. Qualquer que seja o meu posicionamento, estou certo de que ouvirei os aplausos e na mesma proporção serei apedrejado também. Estou consciente disso.” Afirmou Girlan.

 Leia a entrevista na íntegra: 

Conexão Gentio do Ouro | Conte-nos um pouco sobre o a sua trajetória de vida no município de Gentio do Ouro.

Vereador Girlan | Costumo dizer que Deus verdadeiramente me trouxe pra Gentio do Ouro e a Ele agradeço todos os dias. Tornei-me habitante do município no ano de 2002 mediante concurso público onde fui aprovado para ocupar a função de professor e fui lotado na comunidade de Brejo onde por quatro anos atuei nas séries iniciais do ensino fundamental. Após quatro anos de serviço prestado em Brejo, foi me dada uma oportunidade de ser diretor escolar na Vila de Ibitunane, onde permaneci por mais quatro anos na direção da escola e também como professor do Ensino Fundamental II. Depois de oito anos trabalhando no interior, veio então à oportunidade de transferência para a sede do município, onde por dois anos estive professor no Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro e após isso fui convidado pelo gestor da época para atuar como auxiliar administrativo junto à prefeitura municipal. Na PMGO permaneci por pouco mais de quatro anos e além de auxiliar administrativo tive a oportunidade de atuar também como secretario de comunicação. Ano passado (2016) tive a oportunidade de concorrer às eleições municipais e graças a Deus, aos amigos e aos 322 votos que mim foram confiados estamos atuando hoje na intenção de ser a voz do povo junto ao poder legislativo de Gentio do Ouro.

Conexão Gentio do Ouro | Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas do Município? De que forma seria possível solucioná-los?

Vereador Girlan | Entendo que alguns problemas existentes em Gentio do Ouro estão sem sombra de dúvidas relacionados à complexidade territorial do município. Independentemente de gestor, sempre foi e sempre será complicado administrá-lo, pois Gentio do Ouro ao longo da sua história se desenvolveu de uma maneira desorganizada e sem planejamento. São muitas as comunidades e o acesso que liga os 3.699,872 Km2 entre sim compreende principalmente uma área territorial de estradas vicinais terrivelmente ruins. Outra dificuldade muito grande é a maneira como é desenvolvido o processo eleitoral no município. Para esse processo, parte do próprio povo, na sua maioria desenvolveu a cultura errada de que só se ganha uma eleição quem tem dinheiro pra gastar. Os favores e promessas individuais ainda são fatores determinantes para a escolha de um candidato e infelizmente os políticos da velha política que enxergam nisso uma oportunidade de negocio acabam se aproveitando e enveredando por essa prática errada e cometem irresponsabilidades que comprometem o município por uma vida inteira. Não entrarei no mérito sobre as fontes geradoras dos recursos que alguns políticos gastam nas suas campanhas, nem nas consequências que isso provoca, mas entendo que o mecanismo pra se resolver isso é muito simples. Talvez alguém ache complicado resolver o primeiro problema citado, mas eu diria que se soubermos fazer as nossas escolhas acreditando verdadeiramente em pessoas comprometidas com o bem comum e se nos esquecermos dos favores e das promessas individuais no período de eleição, certamente o cenário melhorará significativamente e não apenas as dificuldades impostas pela questão territorial, mas outras dificuldades também serão resolvidas.

Conexão Gentio do Ouro | Você acha que essa tímida renovação na Câmara vai diferenciar tanto em relação aos velhos costumes da Casa?

Vereador Girlan | Sinceramente, eu não classificaria a renovação da câmara como tímida. Os três nomes que representam essa renovação foi à resposta do povo tentando acabar com esses velhos costumes como dissera. Entendo que a sua intenção em utilizar-se da expressão “velhos costumes” foi principalmente nos direcionar a uma reflexão sobre práticas irregulares e antidemocráticas que corriqueiramente aconteceram anos após ano no legislativo de Gentio do Ouro, como por exemplo, as trocas de favores e as negociações entre membros da casa. Você mesmo, nobre Romeu Júnior, publicou uma excelente matéria em seu Blog, matéria de um senso crítico muito pertinente e fez referencias diretas à realidade atual do legislativo municipal e provocou na população a ideia de que a câmara de vereadores de Gentio do Ouro infelizmente também é considerada um “cabide de empregos”. Infelizmente existem boatos de que a gestão 2017/2018 teve seu princípio alicerçado pelos velhos costumes, mas posso assegurar que os “nomes da renovação” em nada tiveram participação no processo. Mediante a postura que os meus companheiros Adilton Franca e Neto de Milton vêm atuando estou seguro que faremos o possível para que o legislativo municipal de Gentio do Ouro viva um novo tempo. Quanto a ser a diferença, temos atuado nessa intenção e até o presente momento a maneira pela qual estamos nos comportando vem demonstrando isso.

Conexão Gentio do Ouro | O seu nome vem ganhando destaque político e social, principalmente ao assumir a luta cujo objetivo é exigir das empresas de energia eólica o cumprimento das obrigações na contratação da mão de obra local. Essa notoriedade se deu devido à ineficiência, a inércia e a falta de interesse do poder legislativo e executivo?

Vereador Girlan | Sinceramente, eu gostaria de ver o povo de Gentio do Ouro mais preocupado com as possibilidades de emprego no nosso município, acho que ainda falta interesse por parte do povo também. No que diz respeita à notoriedade e o reconhecimento pelo nosso trabalho, confesso que é gratificante e nos impulsiona a lutar mais, mas confesso que o mais importante é ver o nosso povo satisfeito pelos espaços que graças a Deus e ao nosso empenho estão conseguindo. Penso que a gestão anterior deveria ter feito algo mais, assim como os vereadores da antiga gestão. Gentio do Ouro perdeu muito e mesmo com o trabalho que estamos desenvolvendo ainda compreendo que alguns vereadores continuam ineficientes, desinteressados e inertes à situação. Já ouvi de alguns vereadores que essa luta não adianta nada na hora do voto. Isso é lamentável! Vejo o atual gestor municipal também cometer erros graves no processo e pouco se envolvendo e quando se envolve faz isso de maneira isolada ou em conjunto com políticos de outro município. Já são 99 dias de gestão e até o presente momento o prefeito mesmo tendo conhecimento da nossa luta e sabendo que os ventos são verdadeiramente favoráveis até agora não demonstrou nem se quer a intenção de conversar sobre o assunto com os vereadores, ao mesmo com os que representam a renovação.

Conexão Gentio do Ouro | Irão a julgamento da Câmara as contas do ex-prefeito Ivonilton Vieira (apontado pelo TCM por supostas irregularidades na aplicação dos recursos públicos). Já que se elegeu pelo grupo do ex-prefeito, qual será a sua posição política nessa votação?

Vereador Girlan | Inicialmente exponho o meu repúdio ao sistema podre, corrupto e inconsequente do nosso país. Chegamos à câmara municipal de vereadores em janeiro de 2017 e seremos obrigados a votar contas do executivo do exercício de 2014 que foram apresentadas à câmara de vereadores em maio de 2016. Lamentável! Mas como se tornou responsabilidade nossa, desempenharemos o nosso papel esperando proceder independentemente de grupo partidário atual ou pelo qual fomos eleitos. Terei três opções para proceder no processo, votar SIM, NÃO ou optar por abstenção. A terceira opção seria fugir dos meus princípios, não sou covarde. Então nos restam duas opções e certamente votarei de pé e consciente da minha decisão. Qualquer que seja o meu posicionamento, estou certo de que ouvirei os aplausos e na mesma proporção serei apedrejado também. Estou consciente disso! (rs).

Conexão Gentio do Ouro | O que você espera da administração do prefeito Robério Cunha?

Vereador Girlan | Acho que o meu desejo é o mesmo da maioria dos gentiense. Desejamos que Robério faça o melhor pelo município. Em particular desejo que Robério faça melhor do que tudo aquilo que Ivonilton fez de bom e que ele não cometa os erros que Ivonilton cometeu. Inclusive acho que já está mais do que na hora de Robério parar de reclamar dos problemas deixados pela administração passada e começar a trabalhar pelo município. Nesse mesmo período da primeira gestão de Ivonilton, Gentio do Ouro já vivia dias de progresso e já era um canteiro de obras e nem por isso Ivonilton reclamava dos erros do gestor que ele havia sucedido.

Conexão Gentio do Ouro | Finalizando, qual mensagem gostaria de deixar.

Vereador Girlan | Apenas quero pedir ao povo para nos ajudar a trabalhar. Mais uma vez deixo claro que desejo ser a voz do povo. Não quero ser a voz de classes isoladas, quero atuar pelo bem de todos e reforço que no que depender dos nomes que renovaram a câmara municipal o povo será, sem dúvidas, muito bem servido. Gostaria também que todos soubessem que não possuo vaidade política, estou na política, mas não cair aqui de paraquedas, tenho serviços prestados perante a comunidade gentiense. Confesso que não terei nenhuma dificuldade de sair desse meio, mesmo porque trabalho sem a preocupação de uma reeleição, trabalho porque entendo que devo desempenhar o meu papel de legislador sem a preocupação de agradar ou desagradar quem quer que seja. Busco tão somente está certo, agir da maneira certa sem individualizar qualquer que seja a questão e pra mim isso é suficiente. Entendo que todo gestor político, principalmente, é escolha do povo e eu estarei nesse meio exercendo uma função só em quanto o povo disser que quer. Mas também não posso negar que trabalho alçando voos mais altos e confesso que se encontrar espaços certamente não terei dificuldades nenhuma em permanecer na política. Gentio do Ouro fez muito por mim, me deu muito e eu preciso fazer algo para retribuir todo beneficio que Gentio do Ouro me fez. Estejam certos de que trabalharei até o final do meu mandato sem preocupação nenhuma com o próximo pleito, quero tão somente desempenhar o meu papel com honestidade, hombridade, compromisso e acima de qualquer coisa honrando a Deus sempre.

Comentários

  1. brincadeira esse cara falar de energia eólica, foi secretario de ivonilton 8 anos e aceitou a empresa se instalar em xiquexique. brincadeira, ainda usa o nome de Deus em tudo! Isso é um desrespeito ninguém vê isso não? A empresa chegou aqui o prefeito era ivonilton, não tinha ninguem trabalhando, hoje com roério prefeito tem mais de cem pessoas trabalhando. Acorda Girlan!

    ResponderExcluir
  2. vereador, votei em você mas não pra aprovar contas do ex-prefeito. Eu também já votei em ivonilton, nessa eleição eu quiz mudança! Roberio está pagando em dia, isso ivonilton nunca fez, tem bons médicos o hospital, isso é uma vitória. Aprovar contas que todos sabem que estão irregulares também é um crime! Contra o nosso patrimônio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Jovem que passava férias em Gentio do Ouro morre em acidente de moto

Na tarde da última quarta-feira (11), aconteceu em Gentio do Ouro/BA, um grave acidente de moto que ceifou a vida de uma jovem de 18 anos de idade. Segundo informações preliminares, a tragédia aconteceu em uma estrada vicinal entre a comunidade de São Felipe e a sede do município. A jovem Maria Costa estava na garupa da motocicleta, guiada pelo namorado Igor Silva -; que teve fraturas pelo corpo e passa bem. O casal que reside em São Paulo estava de férias em Gentio do Ouro, na casa dos pais de Igor Silva, na comunidade de São Felipe, interior do município.  O traslado do corpo está previsto para seguir para a cidade de Mombaça no Ceará ainda essa semana, terra natal da jovem Maria Costa.