Pular para o conteúdo principal

GENTIO DO OURO | COMUNIDADE DE DESTERRO SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA POTÁVEL


A comunidade de Desterro denuncia a grave falta do abastecimento de água potável

A comunidade de Desterro, no município de Gentio do Ouro, denuncia a grave falta do abastecimento de água potável. De acordo com dados da REDE – Recursos e Estratégias de Desenvolvimento de Desterro, a localidade possui proximamente 30 famílias -, e diante do problema até então sem solução, os moradores bebem água das chuvas, acumuladas em cisternas. 

O problema é mais uma herança das administrações anteriores, ainda na gestão do prefeito da época Ivonilton Vieira, a REDE, juntamente com a comunidade local, tiverem que comprar com recursos próprios uma bomba nova, para substituir a com defeito, tudo isso, vem alimentado na população à sensação de descrédito na classe política.

Conforme os moradores, a comunidade sempre sofreu uma série de limitações, em grande parte ocasionada pelo desinteresse da classe política. Hoje, a grande prioridade é água de qualidade, pois o povo está bebendo água das chuvas de anos anteriores, guardada de maneira imprópria, sem tratamento algum. A comunidade precisa de uma resposta prática e urgente. Não querem promessas, querem ações rápidas e eficazes.

RESPOSTA DA PREFEITURA: O Conexão Gentio do Ouro manteve contato com o prefeito Robério Cunha no final da tarde de hoje (10): “Na comunidade tem poço de abastecimento d'água onde à prefeitura da toda manutenção e paga um funcionário pra distribuir e manter o sistema funcionando. Infelizmente ao perfurar o poço a água não foi de boa qualidade. Mas estamos atentos pra perfurar um novo poço e resolver de vez esse antigo problema,  ressalto que no mês de abril desse ano havíamos protocolado junto ao Governo do Estado por meio da CERB o pedido de perfuração de um novo poço na comunidade de Desterro”. Relatou o Prefeito.

Foto: Rede
Por Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se

Jovem que passava férias em Gentio do Ouro morre em acidente de moto

Na tarde da última quarta-feira (11), aconteceu em Gentio do Ouro/BA, um grave acidente de moto que ceifou a vida de uma jovem de 18 anos de idade. Segundo informações preliminares, a tragédia aconteceu em uma estrada vicinal entre a comunidade de São Felipe e a sede do município. A jovem Maria Costa estava na garupa da motocicleta, guiada pelo namorado Igor Silva -; que teve fraturas pelo corpo e passa bem. O casal que reside em São Paulo estava de férias em Gentio do Ouro, na casa dos pais de Igor Silva, na comunidade de São Felipe, interior do município.  O traslado do corpo está previsto para seguir para a cidade de Mombaça no Ceará ainda essa semana, terra natal da jovem Maria Costa.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.