Pular para o conteúdo principal

POR CAUSA DA SECA, MILHARES DE PEIXES MORREM NA LAGOA DE ITAPARICA



A lagoa de Itaparica fica entre os municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique, na regiao de Irecê

Devido à estiagem, milhares de peixes estão morrendo na Lagoa de Itaparica, que fica entre os municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique, na região de Irecê. A Lagoa de Itaparica é a maior e mais importante das margens do Rio São Francisco e funciona como berçário natural para a reprodução de organismos aquáticos.

Em 2015, essa importante Lagoa ficou totalmente seca, o que afetou a vida dos pescadores e da economia local. Dois anos depois, a lagoa volta a sofrer com o mesmo problema, que é a falta de água. O berçário está quase seco.

Recentemente, uma ação voluntária salvou vários peixes das lagoas formadas com as águas do Rio São Francisco, em Xique-Xique. A retirada dos peixes contou com a participação de membros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), professores e alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), como também com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as espécies de peixes salvas, estão: matrinxã, curimatã, mandi, piau, sarapó, sardinha e piabas. A falta de água na lagoa vem afetando a vida dos pescadores e a economia local. 

Foto: Vânia Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

CANTOR FABIANO DA DUPLA SERTANEJA CEZAR MENOTTI E FABIANO VISITA GENTIO DO OURO:

Neste domingo (02/06), a cidade de Gentio do Ouro recebeu pela primeira vez a visita honrosa do cantor sertanejo de renome nacional Fabiano Menotti da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano. Como não poderia deixar de ser, o cantor foi recepcionado com muita festa pelos moradores locais. Parte da infância, o cantor Fabiano Menotti morou na cidade de Gentio do Ouro. Atraído pela mineração, o ex-garimpeiro Toninho do Ouro, pai do cantor, instalou-se no município, desde então, Fabiano Menotti mantém uma sólida amizade com o casal Edmundo e Mônica Bastos. Por: Romeu Júnior