Pular para o conteúdo principal

2º ENCONTRO DE GENTIO DO OURO E REGIÃO REUNIU APROXIMADAMENTE 400 PESSOAS

Aconteceu ontem 07/08, em São Paulo no Bairo de Vila Maria, o 2º encontro dos amigos de Gentio do Ouro e região.

O evento foi marcado principalmente pelo o clima de confraternização, união entre todos os conterrâneo, e de ações sociais promovida pelo Grupo AmiGO.

O encontro foi realizado no Musical Kaktus, animado pelo Trio Bela Vista e pela dupla de Morpará, Moises e Juliano, no qual reúniu cerca de 400 pessoas de varias localidades do município de Gentio do Ouro e região, tais como: Tiririca, São Francisco, Mato do Meio, São Goncalo, Brejo, Pituba, Ibitunane, Itajubaquara, Gameleira do Assuruá, Barriguda, Santana, Coqueiro, São José, São Bento, Lavra Velha, São Plácido, Riacho do Cedro, Cedro, Gentio dos Chagas, Limoeiro, Desterro, Umbauba, Santo Inácio e Aroeira, como também de cidades vizinhas, XiqueXique, Ipupiara, Morporá, Copixaba, Itaguaçu, Mirorós e Lagoa Grande.

O evento é uma realização do Grupo AmiGO, no qual contou com o apoio de inúmeros parceiro.

Como a cada ano, o encontro vai se consolidando, criando expectativa e anseio.






Comentários

  1. Gostaria de agradecer ao amigo Jota Sodré, pelo apoio na realização de mais esse encontro dos amigos de Gentio do Ouro e Região, obrigado pela força...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...