Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:



Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.

A população Gentiourense é presenteada com um dos melhores e invejáveis climas com temperaturas máximas e mínimas entre 40°C à 1°C. Apresentando verões amenos e úmidos e invernos frios e secos, que, no entanto, sua 'estação seca' fica no inverno, entre o mês de Junho ao mês de Setembro e a 'estação úmida' ou 'chuvosa' fica no verão, entre o mês de dezembro ao mês de março.




Piatã - BA - 1.268 m
Gentio do Ouro – BA – 1.098 m
Rio de Contas - BA - 1.050 m
Barra da Estiva - BA - 1.050 m
Triunfo - PE - 1.034 m
Ibicoara - BA - 1.027 m
Poção - PE - 1.000 m
Bonito - BA - 990 m
Mucugê - BA - 984 m
Maracás - BA - 976 m
Vitória da Conquista - BA - 923 m
Guaraciaba do Norte e São Benedito - CE - 902 m
Garanhuns - PE - 900 m
Capoeiras - PE - 888 m
Paranatama - PE - 879 m
Ibiapina - CE - 878 m
Santa Cruz da Baixa Verde - PE - 860 m
Guaramiranga - CE - 857 m
Caetés - PE - 849 m
Novo Horizonte - BA - 835 m
Seabra - BA - 830 m
Aratuba - CE - 830 m
Jucati - PE - 820 m
Matureia - PB - 815 m
Manaíra - PB - 757 m
Dirceu Arcoverde - PI - 740 m
Martins - RN - 740 m
Tenente Laurentino Cruz - RN - 730 m

Por: Romeu Júnior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores rejeitam contas e deixam ex-prefeito Ivonilton Vieira inelegível

Com a decisão, o ex-prefeito perdeu seus direitos políticos e torna-se inelegível pelos próximos 8 anos 

Gentio do Ouro - Pavimentação da Rua João Brandão

Bandidos explodem caixas eletrônicos de emissão de cheques em Gentio do Ouro e fogem sem levar nada

Três caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil foi explodido com dinamites na madrugada deste domingo (20), em Gentio do Ouro.  Segundo informações, pelo menos quatro criminosos armados chegaram à agência por volta das 4h em duas motocicletas de cores e placas não identificadas. O atentado durou cerca de 30 minutos onde os criminosos manteram duas pessoas como reféns, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos se aproveitam da fragilidade do sistema de segurança, pois todo contingente policial havia sido deslocado para atuar em festa no povoado de São Felipe na noite do sábado (19). A ação foi frustrada, já que os terminais eletrônicos era apenas para emissão de cheques e não continha dinheiro. Com a explosão, o teto e os vidros da agência ficaram destruídos.  Após investigações preliminares, dois acusados de integrar a quadrilha já foram presos em Gentio do Ouro. Por: Romeu Júnior Foto: Zaqueu Oliveira