Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:



Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.

A população Gentiourense é presenteada com um dos melhores e invejáveis climas com temperaturas máximas e mínimas entre 40°C à 1°C. Apresentando verões amenos e úmidos e invernos frios e secos, que, no entanto, sua 'estação seca' fica no inverno, entre o mês de Junho ao mês de Setembro e a 'estação úmida' ou 'chuvosa' fica no verão, entre o mês de dezembro ao mês de março.




Piatã - BA - 1.268 m
Gentio do Ouro – BA – 1.098 m
Rio de Contas - BA - 1.050 m
Barra da Estiva - BA - 1.050 m
Triunfo - PE - 1.034 m
Ibicoara - BA - 1.027 m
Poção - PE - 1.000 m
Bonito - BA - 990 m
Mucugê - BA - 984 m
Maracás - BA - 976 m
Vitória da Conquista - BA - 923 m
Guaraciaba do Norte e São Benedito - CE - 902 m
Garanhuns - PE - 900 m
Capoeiras - PE - 888 m
Paranatama - PE - 879 m
Ibiapina - CE - 878 m
Santa Cruz da Baixa Verde - PE - 860 m
Guaramiranga - CE - 857 m
Caetés - PE - 849 m
Novo Horizonte - BA - 835 m
Seabra - BA - 830 m
Aratuba - CE - 830 m
Jucati - PE - 820 m
Matureia - PB - 815 m
Manaíra - PB - 757 m
Dirceu Arcoverde - PI - 740 m
Martins - RN - 740 m
Tenente Laurentino Cruz - RN - 730 m

Por: Romeu Júnior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.