Pular para o conteúdo principal

Gentiourenses importantes – Conheça a trajetória do grande líder político Alfredo Henrique Sampaio:



Nasceu no município de Gentio do Ouro, no distrito de Gameleira do Assuruá, onde também estão enterrados seus restos mortais. Do pó ao pó, como diz a Bíblia.

Por falar muito em sua terra natal, Henrique era conhecido por “Xiquexique”. Gostava de declamar nas festas do colégio, tendo preferência por poesias sertanejas.

Ali se forjava um espírito forte, adepto da liberdade e da democracia, princípios que nortearam toda a sua vida.

O golpe de 1964 já o encontrou na Escola de Medicina da Universidade Federal da Bahia, como participante ativo do Diretório Acadêmico da Escola de medicina, onde desenvolvia a resistência democrática contra a ditadura militar.

Em 1967, já médico formado, veio para Xiquexique, onde exerceu a medicina, sempre atento aos mais humildes e mais necessitados. Começou também a desenvolver uma atividade político partidário, fundando o MDB-Movimento Democrático Brasileiro, berço do atual PMDB e do PSDB.

Também nesse período, juntamente com o deputado Dilson Nogueira, participou da fundação do Hospital Regional, hoje Julieta Viana, tendo sido seu diretor por vários anos.

O trabalho como médico dedicado aos mais necessitados, aliado a um forte sentimento de liberdade e justiça, contribuíram para consolidar sua liderança política, na cidade e na região, o que acabou por levá-lo à Assembléia Legislativa, da Bahia, eleito deputado estadual pelo PMDB, 1987-1991, ficando como suplente na legislatura seguinte (1991-1995), voltando a ocupar a cadeira de deputado a partir 1993.

Henrique gostava de uma seresta, e consumia destilados, em uma quantidade maior que a prudência recomendava. Este hábito acabou por levá-lo prematuramente à morte, abrindo uma imensa lacuna na nossa política local, que até hoje não foi totalmente preenchida.

Se vivo fosse, estaria na luta política ao nosso lado, pela libertação do nosso município. No dia 2 de outubro 2012, marcou os 12 anos que Henrique nos deixou.


Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.