Pular para o conteúdo principal

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:





Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:


BAHIA
"É preciso fazer um poema sobre a Bahia...
Mas eu nunca fui lá".
  
Em meia dúzia de palavras ele consegue passar uma idéia grande, com direito a perplexidade, reflexão e ironia.

Curiosidade a respeito do minipoema "Bahia", acima, é que a mais de 50 anos depois, Drummond publicou um complemento a esse texto, chamado: "O Poema da Bahia Que Não Foi Escrito", no qual ele lamenta não ter conhecido a terra de Caymmi. Neste poema Drummond cita Gentio do Ouro. Leia abaixo:
O POEMA DA BAHIA QUE NÃO FOI ESCRITO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (1902 - 1987)

Um dia - faz muito tempo -
achei que era imperativo fazer um poema sobre a Bahia,
mãe de nós todos, amante crespa de nós todos.
Mas eu nunca tinha visto, sentido, pisado, dormido, amado a Bahia.

Ela era para mim um desenho no atlas,
onde nomes brincavam de me chamar:
Boninal,
Gentio do ouro,
Quijingue,
Xiquexique,
Andorinha,
- Vem... me diziam os nomes ora doce.
- Vem! ora enérgicos ordenavam.
Não fui.
Deixei fugir a minha mocidade,
deixei passar o espírito de viajem,
sem o qual é vão percorrer as sete partidadas do mundo.
Ou por outra, começei a viajar por dentro, à minha maneira.
Ainda carece fazer poema sobre a Bahia?
Não.
A Bahia ficou sendo para mim
um poema natural
respirável
bebível
comível
sem necessidades de fonemas.

Referência:
Esse poema está em Amar se aprende amando . R. de Janeiro: Record, 1985.

Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores rejeitam contas e deixam ex-prefeito Ivonilton Vieira inelegível

Com a decisão, o ex-prefeito perdeu seus direitos políticos e torna-se inelegível pelos próximos 8 anos 

Gentio do Ouro - Pavimentação da Rua João Brandão

Bandidos explodem caixas eletrônicos de emissão de cheques em Gentio do Ouro e fogem sem levar nada

Três caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil foi explodido com dinamites na madrugada deste domingo (20), em Gentio do Ouro.  Segundo informações, pelo menos quatro criminosos armados chegaram à agência por volta das 4h em duas motocicletas de cores e placas não identificadas. O atentado durou cerca de 30 minutos onde os criminosos manteram duas pessoas como reféns, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos se aproveitam da fragilidade do sistema de segurança, pois todo contingente policial havia sido deslocado para atuar em festa no povoado de São Felipe na noite do sábado (19). A ação foi frustrada, já que os terminais eletrônicos era apenas para emissão de cheques e não continha dinheiro. Com a explosão, o teto e os vidros da agência ficaram destruídos.  Após investigações preliminares, dois acusados de integrar a quadrilha já foram presos em Gentio do Ouro. Por: Romeu Júnior Foto: Zaqueu Oliveira