Pular para o conteúdo principal

UMA DAS MAIS ANTIGAS CONSTRUÇÕES ONDE FUNCIONOU A PRIMEIRA CADEIA PUBLICA DE GENTIO DO OURO SOFRE AMEAÇA DE DEMOLIÇÃO PELA PREFEITURA:


Recebemos, com surpresa, a notícia de que o prédio, hoje desativado, da Escola Alfredo Magalhães Sampaio, na bela Gameleira do Assuruá, Município de Gentio do Ouro - BA estaria para ser demolido, no intuito de lá ser instalada uma Quadra Poliesportiva.

O prédio da Escola Alfredo Sampaio, no entanto, é a construção mais antiga de Gameleira do Assuruá, a primeira sede do atual Município de Gentio do Ouro, construída, provavelmente, durante a gestão estadual do Governador Luiz Viana (1896-1900). O prédio serviu de Cadeia Pública e, mais tarde, tornou-se Escola Pública.

Além disso, está situado bem próximo ao local onde, segundo os mais antigos, foi encontrada, em meados do século XIX, a Casa das Antas, uma imensa construção abandonada, coberta de melão de São Caetano e com uma grande quantidade de excrementos de antas. É provável que a Casa das Antas tenha servido de base para os vaqueiros da família Garcia D’Ávila, responsável por grande parte da expansão territorial brasileira, desde o século XVI. 

A Igreja de Santana, padroeira de Gameleira, fica situada na vizinhança do prédio ameaçado de demolição. O local, portanto, é um sítio arqueológico, que deveria ser preservado, dado o inegável potencial turístico.

Desse modo, não cabe à demolição de uma construção tão intimamente relacionada com a História do Brasil! O que caberia, isto sim, seria o esforço para sua preservação, na esperança de que pesquisas sejam feitas futuramente, para a recuperação dos indícios restantes da Casa das Antas.

Se é para se instalar uma quadra poliesportiva em Gameleira, fato bastante auspicioso para a infância e juventude do lugar, que já conta com uma indicação aprovada na Câmara dos Vereadores de Gentio do Ouro, em fevereiro de 2012, não é preciso destruir-se a mais antiga construção de Gameleira. Basta que se escolha um terreno – e nisso, Gameleirado Assuruá é abundante – próximo às escolas públicas do lugar, desde que se imagina que a Escola Alfredo Sampaio venha a ser, de fato, e recuperada, e urgentemente, dado que parte do telhado já foi, impensadamente, retirada.

Espera-se, pois, que a grande sensibilidade política do Prefeito de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira, não permita que, em seu mandato, seja cometido o mesmo equívoco que levou à demolição da Casa das Antas, um século e meio atrás. 

Por: Ondina Sampaio 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg