Pular para o conteúdo principal

GENTIO DO OURO - NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICA:


A respeito das fotos veiculada no Blog Conexão Gentio do Ouro no dia 30 de Abril de 2013 no artigo intitulado: “DESCASO: FALTA DE FISCALIZAÇÃO E O DESRESPEITO AUMENTA NUMERO DE ACIDENTES EM GENTIO DO OURO". Devido à repercussão distorcida, considero necessário destacar e esclarecer alguns pontos:

1º Cumpre-me esclarecer que as fotos postadas na pagina do Blog Conexão Gentio do Ouro não teve nenhum objetivo de desabonar à idoneidade moral ou fazer referência criminosa de caráter pessoal.

2º  No que tange as alegações de violação do direito de imagem, cumpre-me informar que as referidas fotos  baseiam-se através da recepção em 28/04/2013 de e-mail anônimo de conteúdo denunciativo. Em complemento, destaco a impossibilidade na identificação da pessoa fotografada principalmente devido ao uso do capacete.

3º Isto posto, é oportuno comunicar que não excluirei se quer uma vírgula bem como as fotos no artigo “DESCASO: FALTA DE FISCALIZAÇÃO E O DESRESPEITO AUMENTA NUMERO DE ACIDENTES EM GENTIO DO OURO". Pois o ato de empinar moto em VIAS PÚBLICAS, ESTÁ LONGE DE SER CONSIDERADO UMA ARTE e sim, crime, tipificado nos artigos abaixo elencados: 

Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro - Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

I - sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;

III - fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;

VII - sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;

Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir.

Art. 34 da Lei das Contravenções Penais - Dirigir veículos na via pública, ou embarcações em águas públicas, pondo em perigo a segurança alheia:

Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

Art. 170 do Código de Trânsito Brasileiro - Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir.

Art. 175 do Código de Trânsito Brasileiro - Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;
Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro - Conduzir o veículo:

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;

VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade

IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

XI - com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;

Penalidade - multa e apreensão do veículo;

Por derradeiro, de pleno, afirmo que o objetivo do artigo é de mobilizar a sociedade sobre a importância da educação no trânsito, com o propósitos de que outras mortes sejam evitadas.

Assinado: Romeu Júnior

Comentários

  1. Francimar Oliveira da Silva, (Pingo PM)04 maio, 2013

    Concordo com tudo que você postou, estive em Gentio dia 14/04/2013, constatei que o trânsito de Gentio estar um caos, estar precisando de uma fiscalização mais rígida, pois aqui em Irecê, São Gabriel. Lapão, Jussara dentre outros, o índice de entradas nos hospitais, caindo mais de 80%, depois que a fiscalização ficou rigorosa nessas cidades. E a população estar mais educada no trânsito. Só depende de cada um se conscientizar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

O mestre Carlos Drummond de Andrade cita Gentio do Ouro em um de seus poemas:

Mestre do verso livre e largo, típico de alguns de seus poemas mais conhecidos (como "A Flor e a Náusea", "Nosso Tempo" e "Canto ao Homem do Povo Charlie Chaplin", todos de A Rosa do Povo, 1945), Drummond também cultivou o verso minimalista, como o exemplificado abaixo, sobre a Bahia:

FATO HISTÓRICO – DESCOBERTA DO OURO EM GENTIO DO OURO:

Distrito de Gameleira do Assuruá - Gentio do Ouro No ano da 1837, a comunidade de Gameleira do Assuruá, município de Gentio do Ouro, situado sobre a parte baiana da Chapada Diamantina, descobriu várias minas de ouro e extraiu algumas arrobas do nobre metal, existindo pepitas com mais de meio quilo. A notícia se alastrou e foi o bastante para que o então Presidente da Província da Bahia enviasse à Câmara Municipal de Xique-Xique (BA), Ofício indagando sobre a existência dessas minas de ouro e quais as providências que estavam sendo tomadas para o recebimento do devido imposto, já que Gamaleira do Assuruá, na época, pertencia ao Município de Xique-Xique (BA). Em resposta à indagação do Mandatário baiano, a Câmara Municipal de Xique-Xique ratificou o achado de grandes pepitas de ouro de pesos diversos e, na ocasião, confessou sua omissão em cobrar dos mineradores e garimpeiros os impostos determinados pela Lei dos Direitos do Ouro. Ainda hoje, é comum os residentes em Gamel...