Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Petição publica para reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá

Solicitamos urgentemente que a Prefeitura de Gentio do Ouro do gestor Ivonilton Santos realize a reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá .

Em maio de 2013 o imóvel foi destelhado pela própria Prefeitura com a justificativa de que no local seria construída uma quadra de esportes. Após mobilização popular e intervenção do IPAC, a prefeitura interrompeu a demolição e, desde então, o imóvel está sendo destruído pela ação do tempo. 

A construção é do final do século XIX e funcionou como cadeia pública até 1972, quando passou a ser utilizada como Escola. “Além disso, está situado bem próximo ao local onde, segundo os mais antigos, foi encontrada, em meados do século XIX, a Casa das Antas (...). É provável que a Casa das Antas tenha servido de base para os vaqueiros da família Garcia D’Ávila, responsável por grande parte da expansão territorial brasileira, desde o século XVI” (ROCHA, 2013). “Sua importância histórica, afetiva, bem como sua significativa contribuição na formação da paisagem urbana são inquestionáveis, tornando indispensável a sua preservação bem como a reconstrução da cobertura, restaurando sua volumetria primitiva” (IPAC, 2013).

A restauração do Prédio Escolar Alfredo Magalhães Sampaio é, portanto, fundamental para que a vila
preserve suas características originais que são singulares, pois não existe no Estado da Bahia uma vila como a de Gameleira do Assuruá, totalmente construída entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX, que possua, ainda bem preservados, exemplares do período eclético e art déco, com a densidade e a qualidade arquitetônica e construtiva que encontramos no seu conjunto. Por esse motivo, para não que percamos esse exemplar único, solicitamos ainda que, considerando os aspectos artísticos, arquitetônicos, arqueológicos e paisagísticos, Gameleira do Assuruá seja tombada como patrimônio Cultural do Estado. Com o objetivo de que a vila de Gameleira seja tombada e a Escola Alfredo Magalhães Sampaio reformada, assinamos essa petição.

Por Layno Sampaio .

Assine a Petição aqui: www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

FONTES: IPAC. Informação Técnica nº 14. Salvador, 2013. ROCHA, João Augusto de Lima. Gameleira do Assuruá quer a preservação de seu patrimônio histórico. Gameleira do Assuruá, 2013 .

Comentários

  1. Apoie essa causa.
    Assine em:
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg