Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Petição publica para reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá

Solicitamos urgentemente que a Prefeitura de Gentio do Ouro do gestor Ivonilton Santos realize a reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá .

Em maio de 2013 o imóvel foi destelhado pela própria Prefeitura com a justificativa de que no local seria construída uma quadra de esportes. Após mobilização popular e intervenção do IPAC, a prefeitura interrompeu a demolição e, desde então, o imóvel está sendo destruído pela ação do tempo. 

A construção é do final do século XIX e funcionou como cadeia pública até 1972, quando passou a ser utilizada como Escola. “Além disso, está situado bem próximo ao local onde, segundo os mais antigos, foi encontrada, em meados do século XIX, a Casa das Antas (...). É provável que a Casa das Antas tenha servido de base para os vaqueiros da família Garcia D’Ávila, responsável por grande parte da expansão territorial brasileira, desde o século XVI” (ROCHA, 2013). “Sua importância histórica, afetiva, bem como sua significativa contribuição na formação da paisagem urbana são inquestionáveis, tornando indispensável a sua preservação bem como a reconstrução da cobertura, restaurando sua volumetria primitiva” (IPAC, 2013).

A restauração do Prédio Escolar Alfredo Magalhães Sampaio é, portanto, fundamental para que a vila
preserve suas características originais que são singulares, pois não existe no Estado da Bahia uma vila como a de Gameleira do Assuruá, totalmente construída entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX, que possua, ainda bem preservados, exemplares do período eclético e art déco, com a densidade e a qualidade arquitetônica e construtiva que encontramos no seu conjunto. Por esse motivo, para não que percamos esse exemplar único, solicitamos ainda que, considerando os aspectos artísticos, arquitetônicos, arqueológicos e paisagísticos, Gameleira do Assuruá seja tombada como patrimônio Cultural do Estado. Com o objetivo de que a vila de Gameleira seja tombada e a Escola Alfredo Magalhães Sampaio reformada, assinamos essa petição.

Por Layno Sampaio .

Assine a Petição aqui: www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

FONTES: IPAC. Informação Técnica nº 14. Salvador, 2013. ROCHA, João Augusto de Lima. Gameleira do Assuruá quer a preservação de seu patrimônio histórico. Gameleira do Assuruá, 2013 .

Comentários

  1. Apoie essa causa.
    Assine em:
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Irecê é sequestrado e morto na região de Jacobina

Um jovem de 20 anos, identificado por Aldair de Barros Santos, natural de Irecê, foi sequestrado por homens armados que o surpreenderam em sua casa, no bairro Jacobina IV, na cidade de Jacobina. Já no final da manhã de quarta-feira (08), numa estrada vicinal que dá acesso ao município de Miguel Calmon, o corpo de Aldair foi localizado. Ele foi morto com vários tiros na cabeça. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O corpo foi reconhecido pela família da vítima. De acordo com a polícia, Aldair era suspeito de tentativa de homicídio em Canarana. Familiares disseram que ele há cerca de três anos esteve preso durante seis meses no Complexo Policial de Irecê, sob acusação de assassinato. A vítima mudou para Jacobina há três meses onde vendia pães na rua. O corpo de Aldair foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina e seguiu para a cidade de Irecê. Fonte: Central Notícia

POR CORRUPÇÃO IVONILTON VIEIRA AGORA É FICHA SUJA

Desde a sua fundação, Gentio do Ouro teve em seu comando 24 prefeitos, com tudo, o ano de 2017 será marcado por algo inédito na política local, pois pela primeira vez em 127 anos de emancipação, um ex-prefeito teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Trata-se de Ivonilton Vieira dos Santos, que teve seus direitos políticos cassado por cometer graves irregularidades à frente da gestão municipal, a exemplo da emissão de 241 cheques sem fundos e a ausência de processos licitatórios referentes a vários processos de pagamento. Eleito em 2008, e reeleito em 2012, o ex-prefeito protagonizou também o pior fim de mandato, pois o descaso e a precariedade eram os cartões-postais do Município, com quadras abandonadas, obras inacabadas, salários de servidores atrasados, vias esburacadas, educação estagnada, e a saúde à beira do colapso; ou seja, a má qualidade de vida era visível entre a maioria dos munícipes. O ex-prefeito "esqueceu" os deveres de representar d...

População carente de Gentio do Ouro esta sem sinal de TV há 3 meses

Parte da população de Gentio do Ouro que não tem condições de adquirir antenas parabólicas vem sofrendo com o descaso, devido a falta de sinal da TV aberta que já se arrasta por quase 3 meses. Indignado com o problema, um morador que não quis se identificar, temendo represálias, solicitou ao Blog, publicação de artigo a respeito do caso, além de cobrar das autoridades competentes a solução para restabelecimento do sinal. A população menos favorecida financeiramente, é a mais prejudicada pela falta de sinal, pois é um dos poucos meios de informação e entretenimento da qual a mesma tem acesso. Espera-se que o Prefeito Ivonilton Vieira, tome conhecimento do problema e procure solucioná-lo o mais breve possível. Por: Romeu Júnior