Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro - Petição publica para reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá

Solicitamos urgentemente que a Prefeitura de Gentio do Ouro do gestor Ivonilton Santos realize a reforma do prédio Alfredo Magalhães Sampaio em Gameleira do Assuruá .

Em maio de 2013 o imóvel foi destelhado pela própria Prefeitura com a justificativa de que no local seria construída uma quadra de esportes. Após mobilização popular e intervenção do IPAC, a prefeitura interrompeu a demolição e, desde então, o imóvel está sendo destruído pela ação do tempo. 

A construção é do final do século XIX e funcionou como cadeia pública até 1972, quando passou a ser utilizada como Escola. “Além disso, está situado bem próximo ao local onde, segundo os mais antigos, foi encontrada, em meados do século XIX, a Casa das Antas (...). É provável que a Casa das Antas tenha servido de base para os vaqueiros da família Garcia D’Ávila, responsável por grande parte da expansão territorial brasileira, desde o século XVI” (ROCHA, 2013). “Sua importância histórica, afetiva, bem como sua significativa contribuição na formação da paisagem urbana são inquestionáveis, tornando indispensável a sua preservação bem como a reconstrução da cobertura, restaurando sua volumetria primitiva” (IPAC, 2013).

A restauração do Prédio Escolar Alfredo Magalhães Sampaio é, portanto, fundamental para que a vila
preserve suas características originais que são singulares, pois não existe no Estado da Bahia uma vila como a de Gameleira do Assuruá, totalmente construída entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX, que possua, ainda bem preservados, exemplares do período eclético e art déco, com a densidade e a qualidade arquitetônica e construtiva que encontramos no seu conjunto. Por esse motivo, para não que percamos esse exemplar único, solicitamos ainda que, considerando os aspectos artísticos, arquitetônicos, arqueológicos e paisagísticos, Gameleira do Assuruá seja tombada como patrimônio Cultural do Estado. Com o objetivo de que a vila de Gameleira seja tombada e a Escola Alfredo Magalhães Sampaio reformada, assinamos essa petição.

Por Layno Sampaio .

Assine a Petição aqui: www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

FONTES: IPAC. Informação Técnica nº 14. Salvador, 2013. ROCHA, João Augusto de Lima. Gameleira do Assuruá quer a preservação de seu patrimônio histórico. Gameleira do Assuruá, 2013 .

Comentários

  1. Apoie essa causa.
    Assine em:
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR68667

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.