Pular para o conteúdo principal

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam
O município de Gentio do Ouro possui importantes construções a exemplo de uns dos principais cartões postais que é do inacabado e exuberante Sobrado, localizado no Distrito de Santo Inácio que fora construído no de ano 1930 pelo Sr. Manoel Alcântara de Carvalho, empolgado com os negócios gerados pelo carbonado, começou a construir um grande e elegante sobrado na praça principal da vila.

Em 1932, devido à desvalorização do carbornado, as obras no sobrado pararam e Alcântara retornou para sua cidade natal, Lençóis.

Morreu e até hoje o sobrado está como ele deixou, já que nenhum herdeiro deu continuidade ao projeto.

Muitos ficam surpresos com a boa conservação de uma obra inacabada com 75 anos. Alcântara, apesar de não ter conhecimentos específicos em Matemática ou Engenharia, deixou a estrutura do sobrado “em pé” até hoje.


Por: Romeu Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversos veículos encontram-se abandonados no pátio da EBDA de Irecê/BA

Diversas denuncias foram enviadas ao departamento de jornalismo da rádio  Irecê Líder Fm, sobre o pátio da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), na cidade de Irecê que tornou-se um cemitério de veículos e descaso com o dinheiro publico. É de causar desconforto e indignação após conferir as imagens de veículos da EBDA, principalmente quando vivenciamos um período de crise econômica no país e todo gasto publico deve ser bem empregado e direcionado para atender as prioridades da sociedade. O que extrapola a compreensão é o longo período de permanência desta situação e nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema. Alguns veículos são visivelmente  antigos, mais em outros, é possível notar que haveria condição de uso, bastando apenas uma manutenção. Alguns veículos estão faltando peças protagonizando a sensação de sucateamento. A demonstração de descaso quanto aos veículos da EBDA e consequentemente ao dinheiro publico vem de longa data, após denuncias ju

Prefeito da cidade de Sátiro Dias tem raízes Gentiourense:

Joaquim Belarmino Cardoso Neto, médico e atual prefeito de Sátiro Dias, coleciona uma série de vitórias em suas bem sucedidas carreiras profissional e política e apesar disto consegue manter o seu jeito simples e humilde. Filho de Manoel Belarmino Cardoso, próspero comerciante no ramo de panificação, em Alagoinhas (morto tragicamente em acidente automobilístico em 29 de janeiro de 1965, quando se dirigia para Sátiro Dias), e de dona Emília Chagas Cardoso, professora primária do Estado, natural de Santo Inácio, atual Gentio do Ouro, Bahia, é o terceiro de quatro irmãos. Nasceu na cidade de Alagoinhas, no dia 29 de abril de 1962. É casado com a enfermeira Vaitsa Santiago Cardoso, pai de Arnon Joaquim e Raíssa e avô de Raul Joaquim.

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.