Pular para o conteúdo principal

Gentio do Ouro inaugura base operacional do SAMU

Em hipótese alguma passe trote, todas as ligação são gravadas e vidas podem ser perdidas ao ocupar o telefone 192


Na manhã desta quarta-feira (6), foi inaugurada a sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Gentio do Ouro.

A nova unidade do SAMU, conquistada em parceria com o Governo Federal deverá auxiliar os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde nos serviços de atendimento à população nos casos de urgência e emergência.

A equipe do SAMU que atenderá a todo o município conta com uma equipe de 10 profissionais, composta por motorista, enfermeira e uma ambulância para a realização dos atendimentos.

As solicitações para o atendimento poderão ser realizadas pelo telefone 192.

Destaca Danilo Barreto “Ao discar, sua ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência em Irecê. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer algumas perguntas: Motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Ao chamar o SAMU lembre-se: Tente responder a todas as perguntas solicitadas, mantenha a calma e não desligue o telefone até a liberação da ambulância pelo médico regulador. As informações colhidas são de extrema importância para definir o tipo de ambulância que será enviada e as orientações que serão fornecidas até a chegada da equipe do SAMU no local. Em hipótese alguma passe trotes, pois TODAS as ligações são gravadas e vidas podem ser perdidas ao ocupar o telefone 192. Cumpra seu dever de cidadão e utilize o SAMU com responsabilidade. Ligue para o SAMU somente se estiver diante de uma situação de emergência”.

Foto: Mônica Bastos

Informações: Zaqueu Oliveira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Bom Jesus uma cultura do município de Gentio do Ouro

Dentro do conjunto de conhecimentos, tradições, lendas, crenças e superstições de um povo, vale destacar a tradicionalíssima e antiguíssima Roda de Bom Jesus, a principal manifestação cultural e religiosa do município de Gentio do Ouro. Nasceu principalmente no distrito de Gameleira do Assuruá com os negros que se reunião em barracões onde dançavam e tocavam de uma maneira particular demonstrando suas crenças. De acordo com a história, a manifestação originou-se da repressão que a Igreja Católica criou para não misturar os brancos e negros. A Igreja construía barracões onde os negros podiam festejar o aniversário do Bom Jesus. A Roda de Bom Jesus é embalada através de batuque primitivo com um ritmo apressado, com um triangulo e uma grande zabumba marcando o compasso. A dança consiste em sacudir todo o corpo num gingado próprio e rítmico através de muitos cantos que são verdadeiros repertórios de alegria e de sentimentos. Infelizmente essa grandiosa riqueza vem se

O inacabado Sobrado de Santo Inácio, um dos mais belos cartões postais de Gentio do Ouro

Em 1932, devido à desvalorização do carbonato, as obras no Sobrado pararam

Jovem que passava férias em Gentio do Ouro morre em acidente de moto

Na tarde da última quarta-feira (11), aconteceu em Gentio do Ouro/BA, um grave acidente de moto que ceifou a vida de uma jovem de 18 anos de idade. Segundo informações preliminares, a tragédia aconteceu em uma estrada vicinal entre a comunidade de São Felipe e a sede do município. A jovem Maria Costa estava na garupa da motocicleta, guiada pelo namorado Igor Silva -; que teve fraturas pelo corpo e passa bem. O casal que reside em São Paulo estava de férias em Gentio do Ouro, na casa dos pais de Igor Silva, na comunidade de São Felipe, interior do município.  O traslado do corpo está previsto para seguir para a cidade de Mombaça no Ceará ainda essa semana, terra natal da jovem Maria Costa.