Pular para o conteúdo principal

Parques Eólicos funcionam sob suspeita de irregularidades em Gentio do Ouro

A licença para exploração concedida pelo INEMA obriga as empresas em elaborar plano de capacitação profissional, cujo objetivo é absorver a mão de obra local.


Gentio do Ouro situa-se numa região privilegiada do estado baiano em termos de recurso eólico, conforme já apontado pelo Atlas do Potencial Eólico da Bahia e pelo Atlas do Potencial Brasileiro.

Devido a esse grande potencial energético, iniciou-se o desenvolvimento de diversos Parques Eólicos, o que deveria propiciar oportunidades de empregos para os jovens do nosso município. Todavia, apesar da grande obra instalada, a contratação de mão de obra local ainda não ocorreu.

Não restam dúvidas de que a construção de parques eólicos provocam impactos nos meios físico e socioeconômico, razão pela qual ao conceder a Licença Prévia são estipuladas condicionantes as quais visam mitigar e compensar os impactos produzidos no município.

Por isso, dentre as condicionantes imposta pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) -, para liberação da licença, obriga as empresas exploradoras, em elaborar plano de capacitação profissional, cujo objetivo é absorver a mão de obra local, gerando oportunidade de emprego para grande parte da população da área de influência dos parques, no caso, Gentio do Ouro.

Ocorre que, a oportunidade de emprego tanto esperada pelos nossos jovens ainda não aconteceu, vez que quase a totalidade dos trabalhadores foi contratada em cidades vizinhas ao nosso município.

Com isso, temos uma provável ilegalidade, evidenciada pelo fato de condicionar expressamente a emissão da Licença de Instalação e exploração ao cumprimento da condicionante, no tocante a contratação de mão de obra local – O que na prática ainda não aconteceu.

Finalizo argumentando que o não cumprimento de todas as condicionantes contidas na Licença Prévia, em tese, invalida a Licença de Instalação posteriormente emitida; mas para que isso aconteça é necessário união do povo gentiourense e sensibilidade dos nossos representantes para que tomem as medidas judiciais e administrativas cabíveis porque o diálogo junto às empresas de energia eólica se mostrou um verdadeiro escárnio com a população que há tempos vem sendo alimentado com falsas esperanças.


“Os ventos de Gentio do Ouro valem ouro, e os nossos trabalhadores não valem nada”?



Fonte: Coluna Página Revista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Gentio do Ouro é o segundo município com a maior altitude do nordeste brasileiro:

Gentio do Ouro é uma cidade brasileira do estado da Bahia, a 566 km de Salvador, que se ergue a 1.098 metros de altitude, é a cidade com a segunda sede mais alta da Bahia e do nordeste brasileiro, sendo superada apenas pela cidade de Piatã no estado da Bahia com 1.268 metros.