Pular para o conteúdo principal

Parques Eólicos funcionam sob suspeita de irregularidades em Gentio do Ouro

A licença para exploração concedida pelo INEMA obriga as empresas em elaborar plano de capacitação profissional, cujo objetivo é absorver a mão de obra local.


Gentio do Ouro situa-se numa região privilegiada do estado baiano em termos de recurso eólico, conforme já apontado pelo Atlas do Potencial Eólico da Bahia e pelo Atlas do Potencial Brasileiro.

Devido a esse grande potencial energético, iniciou-se o desenvolvimento de diversos Parques Eólicos, o que deveria propiciar oportunidades de empregos para os jovens do nosso município. Todavia, apesar da grande obra instalada, a contratação de mão de obra local ainda não ocorreu.

Não restam dúvidas de que a construção de parques eólicos provocam impactos nos meios físico e socioeconômico, razão pela qual ao conceder a Licença Prévia são estipuladas condicionantes as quais visam mitigar e compensar os impactos produzidos no município.

Por isso, dentre as condicionantes imposta pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) -, para liberação da licença, obriga as empresas exploradoras, em elaborar plano de capacitação profissional, cujo objetivo é absorver a mão de obra local, gerando oportunidade de emprego para grande parte da população da área de influência dos parques, no caso, Gentio do Ouro.

Ocorre que, a oportunidade de emprego tanto esperada pelos nossos jovens ainda não aconteceu, vez que quase a totalidade dos trabalhadores foi contratada em cidades vizinhas ao nosso município.

Com isso, temos uma provável ilegalidade, evidenciada pelo fato de condicionar expressamente a emissão da Licença de Instalação e exploração ao cumprimento da condicionante, no tocante a contratação de mão de obra local – O que na prática ainda não aconteceu.

Finalizo argumentando que o não cumprimento de todas as condicionantes contidas na Licença Prévia, em tese, invalida a Licença de Instalação posteriormente emitida; mas para que isso aconteça é necessário união do povo gentiourense e sensibilidade dos nossos representantes para que tomem as medidas judiciais e administrativas cabíveis porque o diálogo junto às empresas de energia eólica se mostrou um verdadeiro escárnio com a população que há tempos vem sendo alimentado com falsas esperanças.


“Os ventos de Gentio do Ouro valem ouro, e os nossos trabalhadores não valem nada”?



Fonte: Coluna Página Revista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diga não à políticos turistas

O Grupo AMIGO em parceria com o Restaurante e Lanchonete Gentiourense realiza a primeira campanha de doação de brinquedos:

O Grupo de solidariedade AMI.G.O (Amigos de Gentio do Ouro) da inicio a primeira campanha de arrecadação de brinquedos. Todos os brinquedos arrecadados serão doados a crianças carentes do município de Gentio do Ouro. O evento de arrecadação acontecerá no dia 23/11/2013 (Sábado) a partir das 17 hs no Restaurante e Lanchonete Gentiourense, localizado na Avenida Engenheiro George Corbisier, 560 - Jabaquara - São Paulo (Próximo ao Metrô Conceição Fone 5011-1766 ou 5011-1761) no qual contará com a presença do Cantor Jairo Zames. Nosso propósito é levar mais que brinquedos às crianças, é levar alegria e esperança. Afinal, uma infância com brinquedos é uma infância muito mais feliz.  Pensando nisso, o Grupo AMIGO em parceria com  o Restaurante e Lanchonete Gentiourense engajam-se com empenho para fazer dessa campanha uma união de solidariedade.  Por: Romeu Júnior

Conheça o Restaurante e Lanchonete Gentiourense

A boa comida e o atendimento de excelência são os nossos estandartes. Conosco os alimentos são confeccionados com o maior cuidado, tanto a nível das medidas de higiene, como ao nível do sabor, textura e apresentação. Os nossos colaboradores são profissionais com larga experiência no mercado e os nossos serviços incluem, almoços, jantares, eventos etc. Aqui você encontra os melhores exemplos da fusão gastronômica. Contamos com o nosso conhecimento e experiência para o servir-lo de forma eficiente e satisfatoria. Venha saber mais sobre os nossos serviços e produtos, estamos ao seu dispor para responder a todas as suas necessidades. Estamo localizado na Av. Engenheiro George Corbisier, nº 560 - Jabaquara - São Paulo / Fone: 11 5011-1766 ou 11 5011-1761