Pular para o conteúdo principal

GENTIO DO OURO | COMO FAZER, COMO FUNCIONA E QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO REFORMA


Saiba quem tem direito ao beneficio e como receber

O município de Gentio do Ouro foi contemplado com o “Cartão Reforma”.  O Programa vai conceder subsídios de até R$ 575 mil que deverão ser usados na reforma ou ampliação de imóveis residenciais.

Saiba quem tem direito ao benefício e como fazer para receber.

1.    Quem são os beneficiários do Programa?

Famílias com renda bruta até R$2.811,00.

2.  Que tipos de serviços estão inclusos no Programa?

Serviços como construção de um quarto, construção de banheiro, reforma ou substituição total de um telhado, solução de esgotamento sanitário (fossa/sumidouro ou ligação à rede), instalações de esgoto, água e energia, finalização do reboco, pintura, forro e telhado, adaptação para acessibilidade.

3.  É possível sacar o valor do Cartão?

Não. O benefício do Cartão é exclusivo para compra do material de construção. O valor é repassado ao lojista no ato da compra.

4.  Quem arca com os custos da execução da reforma?

A execução da obra é de responsabilidade da família beneficiada.

5.  Quais os pré-requisitos para participar do Programa?

• Ter renda familiar bruta compatível com as regras do Programa;

• Possuir um único imóvel, em todo o território nacional;

• Residir no imóvel a ser beneficiado;

• Ser proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em áreas regularizadas ou passíveis de regularização na forma da lei;

• Estar na área (poligonal) indicada pelo município para receber o benefício.

6.  Quais os critérios para seleção das famílias para participação no Programa?

As famílias interessadas em participar e que possuam os pré-requisitos para enquadrar-se no Programa deverão se cadastrar, junto à prefeitura municipal ou ao Governo do estado, em sistema eletrônico do Cartão Reforma. Os cadastros serão avaliados e pontuados de acordo com a situação socioeconômica da família e o grau de necessidade de melhorias das habitações. Terão prioridade as famílias com menor renda familiar, de que façam parte idosos ou pessoas com deficiência e famílias cujo responsável pela subsistência seja mulher.

7.   Será possível ser um beneficiário do Bolsa Família e se cadastrar também?

Sim, não existe nenhum impedimento para que a família beneficiada pelo Bolsa Família possa se inscrever no Cartão Reforma. Nesse caso, a renda proveniente do Bolsa Familia também será contabilizada para o enquadramento da família no Programa. No entanto, famílias beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida ou por outros subsídios em programas habitacionais federais nos últimos 10 anos não poderão participar no Cartão Reforma.

8.  Como as famílias vão comprovar baixa renda?

Por meio da apresentação de documentos. Confira abaixo a relação:

A) Para trabalhadores formais: • Carteira de Trabalho (CTPS) • Contracheques dos últimos 3 meses

 B) Para aposentados e pensionistas: • Comprovante Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

C) Para trabalhadores informais (um dos seguintes documentos): • Extrato de banco dos últimos três meses; ou • DECORE - Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos dos últimos três meses; ou • Autodeclaração de renda – ANEXO II (modelo Ministério das Cidades). Obs: Cabe destacar que serão feitos cruzamento com bases de dados oficiais com FGTS, RAIS, Folha Bolsa Família, NIS e cadastro único.

Fonte: www.cartaoreforma.cidades.gov.br

Por: Romeu Júnior | Conexão Gentio do Ouro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gentio do Ouro ganha novo portal de notícias

Ainda no próximo mês, ocorrerá, em São Paulo um coquetel de lançamento oficial do Portal

Meu querido Ipê

 Por Hellen Barreto Dias, estudante do 2° ano

Getúlio Cunha, o eterno Freguês!

É incrível como ele se mantém politicamente vivo  O querido e saudoso Getúlio Reginaldo Cunha, completaria em 04 de agosto, se vivo fosse, 87 anos de idade. Dedicou sua vida em servir ao povo, lutando incansavelmente pelo progresso de Gentio do Ouro.  Sendo a honestidade uma das características mais marcantes em toda a sua vida pública. Dono de um carisma extraordinário, personalidade simples e de extrema generosidade, Getúlio Cunha foi um verdadeiro exemplo de líder, homem público, e pai de família. É, sem dúvida, uma das figuras de maior expressão da história política de Gentio do Ouro. Em uma forma popular de se expressar, Getúlio tinha também uma inclinação forte e genuína em apelidar as pessoas; chamava todos ao seu redor pelo nome carinhoso de ‘Freguês’ -, cuja reciprocidade foi tanta, que o termo acabou se transformando em seu próprio apelido. É incrível como ele se mantém politicamente vivo. O povo gentiourense reverencia a sua memória. Parabéns, eterno Freg